domingo, 27 de maio de 2018

Tráfico de "drogas" e "câmbio negro" na fronteira

Coca e chazinho poderoso!
Eu deveria ter tirado uma foto para registrar o momento, mas estava tão frio e com luvas... até achar o celular ou a câmera... foi-se. Mas tenho todo o grupo para testemunhar.

A cena

Acabávamos de chegar na fronteira entre Bolívia e Chile, tínhamos tomado nosso café no ponto de apoio que tambêm é um ponto de encontro de todos os grupos, os que vão e os que chegam de Uyuni.

Quando olho para o lado, a uns dez metros, vejo Ju infiltrada em um grupo de australianos, fazendo o quê? Passando dois pacotinhos: um de folhas de coca e outro do chazinho milagroso (chachacoma).

Pouquíssimo tempo depois, é a vez da Mila, cambiando Euros por Dólares, descaradamente, com outra gringa!!

Gente, isso tem nome: tráfico deo drogas e câmbio negro! Que óbvio jamais criticaria - rs - mesmo porque ambas as atitudes salvaram o início do meu passeio para Uyuni, e é absolutamente normal, já que ao passarmos pela fronteira somos revistados e não podemos portar nem um grama dessas ervas.

Quatro dias antes, havia nos sido repassado os mesmos saquinhos e, sim, masquei folhas de coca o tour inteiro e tomei umas três vezes chá daquela mistura de ervas que dava um up no ânimo para fazer os passeios. Da mesma forma, quando cheguei em SPA quase meia-noite, não havia como cambiar qualquer tipo de moeda, pois as casas de câmbio estavam fechadas, e no dia seguinte, de madrugada eu estava embarcando no passeio para a Bolívia, enfim, também tive que praticar o câmbio na fronteira, mesmo tendo perdido uma grana, pois troquei US$ 50 por 250 pesos bolivianos. Uma facada!!!


Nenhum comentário: