domingo, 27 de maio de 2018

Reconhecer grupo e atravessar a fronteira Chile-Bolívia

Primeira foto oficial do Deserto do Atacama
O passeio comprado foi o da travessia de Salar de Uyuni, quatro dias e três noites, partindo do Chile e indo para a Bolívia. A agência foi a Cordillera Travel, as meninas a escolheram por recomendações de relatos de outros viajantes e por avaliações no TripAdvisor. Certamente não foi a mais barata (US$ 220,00, sendo US$55,00 adiantados), mas a ideia era fazer o passeio mais seguro sem muitos percalços, como carro quebrar e não disponibilizarem outro imediatamente, guias grossos de mal com vida etc. Acho que foi tudo bem.
Prestes a passar pela fronteira
Devo ser bem honesta: eu não sabia o que me esperava - rs. Só ouvia falar em deserto do Atacama, mas nunca pesquisei nada. Quando decidi o destino, li algumas informações mas ainda não tinha muita noção de como seria o passeio. Achava que a maior preocupação seria com a altitude, mas três anos antes tinha passado pelo Peru e foi tão tranquilo que achei que tudo estava resolvido. O Salar de Uyuni mesmo, fiquei empolgada porque as meninas já tinham colocado como a joia da coroa, mas nem pensava nisso. Claro que se eu não as encontrasse, muito provavelmente teria contratado por lá, mas certamente sem tantos cuidados e informações prévias.

Fomos em um microônibus e ao passar pela fronteira, um ponto a 4400 metros de altitude segundo o roteiro, há um ponto de encontro para o desayuno (café da manhã), onde os grupos de todas as agências se encontram, indo ou vindo. Uma bagunça organizada! Ali, Ju foi presenteada por um saquinho de coca e outro de chachacoma.

Nosso grupo era com dois carros de seis turistas. O nosso: eu, Lu, Ju, Mila, Carla e Felipe  (o casal de cariocas que já estavam no ônibus), nosso guia Rober. No outro carro: um casal de alemães, três senhoras australianas bem animadas e uma canadense avulsa.

Atrás de mim Ju, Mila escondida e Luciana.
Carla e Felipe ainda estavam tímidos
Passada a fronteira, feita a confraternização no desayuno, finalmente entramos na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, onde pegamos o ingresso que várias vezes durante o passeio apresentaríamos.

Nenhum comentário: