domingo, 27 de maio de 2018

Arbol, viscatias e hotel de sal - tudo no segundo dia

Cartão postal mais valioso conosco

Um sítio de rochas

Depois de sobreviver a terceira noite mal dormida, eu ainda não tinha virado zumbi. Após o café da manhã, às 8h e tantas, lá estávamos os seis tagarelando dentro do carro a caminho do Deserto de Siloli.

Havia um lobo nos observando
Só na pose
Deserto de Siloli fica dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo, no qual entramos logo ao passar pela fronteira no primeiro dia e pagamos 150 bolivianos. O local parece mais um sítio de pedras dos mais diferentes formatos e tamanhos cuidadosamente esculpidas pelos ventos fortes da região (o que dá bastante margem à imaginação, do tipo, vamos observar nuvens). Uma das que mais chama a atenção, e por isso mesmo virou cartão postal/garota propaganda das agências que vendem esse passeio, é a Arbol de Piedra, em formato louco de árvore, deve ter por volta de uns cinco metros. Famosa, portanto natural que seja um pouco concorrido para tirar fotos.

Ali nossa trupe tirou a primeira foto "oficial".

Entre uma atração e outra (já não lembro a ordem), passamos por um vale onde o gelo derretia e paramos para ver as viscatias, que óbvio, passamos dias crendo que o nome era "biscatias" e ainda queríamos catequizar os guias que biscate, no Brasil, tem significado bem diferente do daqueles roedores fofos e simpáticos perambulantes do deserto. Coisa de brasileiro.
Para nós "biscátia"

Lagunas Altiplanicas, conhecidas como lagunas de colores Honda, Chiarkota y Cañapa. Coisa linda, sem palavras para definir (boa parte era do frio que mal deixava eu murmurar - rs).

Difícil é dizer qual laguna é a mais bonita
Nosso almoço foi com uma paisagem lindíssima vendo flamingos.

Após o almoço, novo destino: Salar de Chiguana. A parada foi bem ao lado da linha do trem, onde Rober disse que o trilho divide Chile e Bolívia.



Esquerda Bolívia, direita Chile

Acreditem as paredes são de sal
Nossa noite foi em uma hospedaria cujas paredes são de sal. Não tirei foto, mas encostei minha língua na parede para comprovar!!! O jantar foi bom, principalmente porque Rober teve a delicadeza de fritar um ovo, já que tanto falei que não como carne de frango, e o cardápio tinha muito frango com fritas. Sim, apesar das fritas que já seria suficiente para mim, ele fritou o ovo. Ponto para o Rober.

Naquela noite o banho foi muito bom (10 bolivianos) e quentinho, fomos divididos: Carla e Felipe ficaram em um quarto matrimonial, eu e as meninas em outro quarto. Como o jantar foi bem cedo, resolvemos brincar de "Quem sou eu?", aquela brincadeira que colocam os nomes na nossa testa. Fui Rihana, Fátima Bernardes e Marília Gabriela.

Após três rodadas, fomos dormir para no dia seguinte às 5h estarmos em pé. O raio é que, enquanto estávamos brincando chegou uma turma grande (40 pessoas), que estavam fazendo muito barulho, de verdade, foi bem complicado dormir.

Nenhum comentário: