sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Panaji e Goa velha



Panaji é a capital de Goa. Cidade com aquela confusão toda que já bem conheço de Delhi. Mas não dá para dizer que “conheci” Panaji, apenas “passei”, pois o objetivo era conhecer um pouco de Goa Velha, que já foi uma das cidades mais importantes do mundo, depois esquecida e, hoje, é patrimônio histórico da humanidade, e guarda muitos resquícios dos português que por ali aportaram nos idos de 1510.

A scooter é um bom meio de transporte, mas na estrada é bem mais perigoso porque não tem potência, mesmo assim, posso dizer que foi um prazer passear pelas estradinhas até chegar à Goa Velha. Sinceramente, o trajeto me lembrou muito o Brasil, as casinhas, os coqueiros...

Como tinha apenas meio dia para conferir Goa Velha, me concentrei no que foi possível: o Museu Arqueológico, construído em 1510, que na verdade um antigo convento centro do prédio principal, no pátio, é um cemitério, daqueles bem comuns para a época (se a pessoa era muito rica e importante teria sua lápide no chão com brasão e inscrições) e ruínas expostas no jardim, além de um acervo normal de um museu.





Depois, era só atravessar a rua para conferir a Basílica de Bom Jesus onde ficam os restos mortais de São Francisco Xavier. Foi um passeio muito rápido, mas muito bom culturalmente falando.

Nenhum comentário: