terça-feira, 27 de novembro de 2018

Terça - Flutuação Rio Sucuri

E o que é flutuação? Oras, flutuar é só colocar no rosto a máscara com o snorkel, vestir um colete (que no meu caso só sei nadar em piscina) e ficar lá, de cara para baixo observando o que rola embaixo d'água. Já fiz diversas vezes isso, nos famosos passeios de escuna (Cabo Frio/RJ, Florianópolis/SP, Porto Seguro/BA e Fernando de Noronha/PE), ou seja, embora seja sempre um atrativo excitante, achei que não seria uma novidade na minha vida... mas foi!

Em Bonito as águas são bem claras, sem poluição e com o solo de rochas calcárias que ajudam a transparecer mais ainda. No caso dessas flutuações, o visitante inicia o trecho em pequenos grupos com nove pessoas, orientados por um guia (que faz uma explicação e adaptação em piscina para que todos se acostumem) em algum trecho do rio e a própria força da água faz com que o curso do rio leve nossos corpos, esforço mínimo de poucas braçadas.

A sensação é única. No início confesso que foi difícil me concentrar pois estava preocupada em não respirar pelo nariz e não morder na ponta do snorkel, o que poderia cansar demais as mandíbulas. Mas o encantamento de flutuar em em águas tão transparentes em companhia de lindos peixinhos foi maior e em pouco tempo relaxei e fui.

Escolhi três flutuações e o critério foi o seguinte: a primeira no Rio Sucuri por ser considerada a de águas mais límpidas, saindo da nascente e de uma cor verde claro encantador. A segunda a do Aquário Natural, em que as águas não são tão claras, mas ainda assim com visibilidade muito boa e uma quantidade absurda de peixes, sim flutuei entre um e outro cardume. E a terceira no Rio da Prata, com o percurso mais extenso, com águas muito claras e vários peixes. Mais uma vez , estrelinha para mim, acertei em cheio.

Ok, chegar à fazenda, aulinha na piscina, fazer uma pequena caminhada e enfim, flutuar.

Nenhum comentário: