terça-feira, 27 de novembro de 2018

Quarta - A trilha Boca da Onça


Eis aqui a cachoeira mais alta do Estado do MS: Boca da Onça.
 Alguém consegue ver a imagem da felina?


A lindíssima Cachoeira do Jaboti.
Gostaria de ter visto algum

Super indicado pelas irmãs que se hospedaram comigo, realmente, é um passeio imperdível para quem gosta de mato e cachoeira. A trilha em si não exige tanto de uma pessoa que de vez em quando faz uma caminhada por aí, o que pega mesmo é a escadaria de 886 degraus! E aí meu amigo, será da sua sorte ter que encará-la na ida ou na volta. Dei sorte de descer no início, mas confesso que fiquei com pena de quem teve que fazê-la ao final, já meio cansados - rs. Bem, além de trilha e escadaria tem as lindas e refrescantes cachoeiras, ao todo nove, porém, apenas quatro para banhos.

Cachoeira da Anta, mais um ponto para contemplar

Este foi o passeio onde obtive mais informações sobre a região, com as paradinhas e explicações do guia sobre a fauna e flora, frutos típicos e até indicações de onde saborear os pratos da Serra da Bodoquena. E por ser uma região em que o solo tem formação calcária sob a vegetação, me fez pensar sobre o quanto toda aquela estrutura aguentaria, lembrei até da Gruta Azul, que de repente pode sofrer algum tipo de erosão maior. E veio aquele momento egoísta "ainda bem que estou vivenciando tudo isso enquanto ainda está inteira".

Cachoeira do Fantasma, embora o guia tenha garantido
 jamais ter sido visto algum espectro por ali


A cachoeira que dá nome ao passeio tem 156 metros de altura e é a mais alta do Estado do Mato Grosso do Sul. As pessoas dizem que veem a figura de uma onça com a boca aberta, eu fiquei olhando um tempinho tentando achar, como não vi, achei mais interessante o banho, cronometrado, claro. Depois seguimos mais trilha e paradas para contemplação. O banho na Cachoeira da Lontra foi
Borboletas brancas me acompanharam quase todo o passeio
 o que mais gostei por ser bem aconchegante, mas necessário vestir o colete, pois perto da pedra são três metros de profundidade. Por último a cachoeira e poço do Buraco do Macaco, nove metro de queda. Bem legal também, passamos por "um pequeno túnel" embaixo das pedras para acessar um piscinão com vista, com direito a uma cordinha para nos guiar. Senti que a maioria dos turistas curtiram mais esse último banho. De maneira geral achei bem agradável a temperatura das águas durante o passeio, principalmente por serem cachoeiras esperava que fossem frias, não foram.

Minha cachoeira preferida do passeio: Poço da Lontra

Depois de mais trilha e a volta para o receptivo e o almoço. Dos almoços nas fazendas, acho que este foi o melhor. Pelo menos foi o que comi mais - rs - mas daí também veio aquela dúvida: "foi o melhor mesmo ou eu é quem estava com mais fome e ficou delicioso?"


A foto clássica logo no início do passeio
 (ou do final, depende da sua sorte -rs)
Se tivesse mais tempo, certamente iria para a piscina, pois ali tem duas à disposição dos visitantes, mas estava com uma leseira e pensei nos conselhos de mamis "não entrar na água de estômago cheio". Voltei para o hostel muuuuiiito cansada e feliz :-)

Nove metros de queda no Buraco do Macaco

Nenhum comentário: