terça-feira, 27 de novembro de 2018

Segunda - Gruta azul

Este é o tipo de lugar imprescindível de um amante da natureza
 ter em seu currículo como visitação

Eu queria ir até a Gruta Azul e posso dizer que foi este o passeio que levou-me até Bonito. Não costumo ver muitas fotos sobre os destinos que escolho. Até leio sobre, mas não gosto de ver fotos e criar falsas expectativas. Mas esta Gruta Azul ficou durante anos na minha cabeça, desde que a vi pela primeira vez.

Ao chegar no ponto de apoio, há uma pequena palestra com instruções sobre o passeio. Em seguida partimos para a trilha plana de uns 300 metros e outros 300 degraus. Escadaria meio rústica, mas com apoio para chegar à gruta. Tudo cronometrado, pois são vários grupos por volta de 20 pessoas. E os guias vão contando a história de como surgiu e tombada em 1978 como patrimônio histórico.
A escadaria tirei de letra

É simplesmente linda! E algo que encanta aos olhos de quem a vê e, lá embaixo, dentro de uma gruta aquele azul turquesa de beleza indescritível deixou-me sem palavras.

Uma pena não podermos entrar em águas tão claras, mas o guia explicou que para preservação essa foi a única alternativa encontrada. Ali foram encontrados fósseis de animais pré-históricos como do tigre dente de sabre e a preguiça gigante, mas o que reina atualmente no local foi a descoberta feita no início deste século: um mini camarão de água doce que, acredita-se existir apenas ali em todo o planeta.

Nenhum comentário: