segunda-feira, 11 de junho de 2018

Jalapão, uma escolha acertada

Entrado oficial do Parque
O Jalapão é bruto. A primeira vez que ouvi isso foi da Elisabete, do grupo da Atho, pois fazia bem pouco tempo que ela estivera por aquelas bandas e a Nany a indicou para algumas dicas. Depois, durante o passeio ouvi esta mesma frase muitas outras vezes.

Devo concordar que é bruto, mas não é nada do outro mundo. Na verdade diria que é um gigante bruto a ser lapidado. Apesar de que no capítulo de Largados e Pelados, em que o local é o Jalapão, os participantes desistiram!

Mas enfim, decidi ir para o Jalapão porque estaria vindo de um lugar frio, o Deserto do Atacama, e para dar uma temperada nas férias, nada como um lugar quentinho.

Lá é um destino que definitivamente jamais recomendaria ir sem contratar uma agência, e por vários motivos: é uma extensão territorial grande, pouca infraestrutura, estradas de terra e areia e sem iluminação ou sinalização, temperaturas bem altas... ir por conta só para quem queira sofrer mesmo e ainda arriscando detestar o passeio.

Dito isto, fui procurar uma agência. A Elisabete enviou uma planilha com várias e eu ainda achei outras pela internet. Devo ter entrado em contato com umas treze, até perceber ser quase impossível conseguir um passeio para a data que eu tinha, a semana de 13 a 19 de maio.

Aguardando o pôr do sol
Basicamente os passeios são oferecidos em pacotes de quatro, cinco e seis dias, com saídas de Palmas às quartas-feiras, sábados e domingos. Sendo ainda recomendado que quem venha de longe chegue um dia antes do passeio, já que se iniciam bem cedo.

Depois fui saber que muitas das agências não oferecem uma estrutura tão boa quanto a que contratei. Dei muita sorte, pois mais uma vez, não contratei por indicação ou avaliações, mas pela disponibilidade da data. Contratei a Jalapão 100 Limites que tinha uma saída no dia 14 de maio, segunda-feira, passeio de quatro dias. E pelo que entendi o passeio foi criado por haver um grupo grande de pessoas, mas que acabaram desistindo poucos dias antes. Resultado: consegui a data que queria e com um tour praticamente particular!!! Eita sorte!!!

Fechei o passeio de quatro dias e três noites, com tudo incluso: carro 4 x 4, guia/motorista, pousadas com ar-condicionado, refeições, petiscos e água durante as várias horas de estrada e entradas nos parques e fervedouros.

Estive nas dunas

Chegaria no final da tarde e queria um hostel, já que era apenas para pouso de uma noite. Ao que me parece, existem apenas dois hostels em toda a cidade de Palmas (a cidade e região é muito pouco explorada no quesito turismo), optei pelo Aconchego.

Pronto... vamos ver se esse Jalapão é bruto mesmo.

Nenhum comentário: