segunda-feira, 11 de junho de 2018

Pablo Escobar, diz a lenda...

Ponto de apoio onde fazemos os registros de visitação

É algo recente, três décadas, por essa razão acho que podemos dar algum crédito à história que a população local conta.

Saindo do Cânion Sussuapara e indo para a Cachoeira da Velha, tem um ponto de apoio turístico que é uma fazenda. Segundo Casé, o que os locais contam é que aquela fazenda fora do traficante colombiano de drogas mais famoso e poderoso do final do século passado: Pablo Escobar.

O local onde registramos nossos nomes foi criado como um hotel e que nunca tivera sido utilizado como tal, apenas como fachada para o caso de lavagem de dinheiro. Andei um pouco pelos corredores abandonados para ver e sim, foram construídos com estrutura para quartos. Ao lado tem uma casa azul, não cheguei a ir lá, mas é onde teria sido a casa de Escobar por algum tempo. E quando saímos passamos pelo o que seria uma pista de pouso.

A casa azul foi a residência ...

... e o imóvel amarelo seria o "hotel"


Diz a lenda que ao chegar Escobar logo contratou lavradores para o que seria a plantação de jojoba. Na verdade maconha, e as folhas nem são parecidas, mas como as pessoas não tinham conhecimento de uma planta nem de outra, ok, era jojoba.

Como terminou o capítulo daquela história do traficante, não faço a menor ideia. Mas, para mim, faz todo o sentido: fica bem no centro do Brasil, local com extensão suficiente para uma boa plantação dessa erva que cresce como praga, alojamento e pista de pouso. E essa história vem sendo contada de um para outro, quem trabalhou na fazenda, hoje teria entre 45 e 70 anos. Se não para Escobar, no mínimo seria viável para outro traficante. Enfim... quem sou eu para contestar?

Nenhum comentário: