segunda-feira, 11 de junho de 2018

Fervedouro Buriti, Cachoeira da Formiga e Fervedouro Bela Vista à noite

Fervedouros exclusivos por contrato!

Enfim os fervedouros!

Quando escolho um destino, um dos principais fatores que o define é se verei algo inédito para mim, e o fervedouro teria esse ineditismo na viagem, por isso, tão esperado.

E o que é um fervedouro? É um local que concentra nascentes de água subterrâneas, tem uma espécie de "olho" de onde ferve ou brota a água, de vez em quando faz até barulho da bolha de ar que sobe até a superfície e estoura. Mas o mais incrível para mim é que você jamais afunda quando fica sobre esse olho. A pressão da água não deixa, fiquei bem no centro de vários deles, minhas pernas submergiam até os joelhos, mas não passava disso. Incrível e deliciosa experiência que, aliás tem nome: ressurgência!

Visitei o do Sono, da Ceiça, o Buriti e Buritizinho e por último o Bela Vista. Logo no primeiro, Casé deixou conosco uma câmera fotográfica e equipamentos para nossas fotos subaquáticas e se foi. Eu e o Thiago parecíamos duas crianças na piscina. Com água transparente e tão pura era possível abrir os olhos sem a menor irritação. Claro que eu com minha habilidade de nadadora só consegui fotos onde parecia mais um baiacu (me recuso a postar uma dessas fotos). Mas tudo bem, pelo menos me diverti.

Você jamais irá afundar em um fervedouro
A atração após o almoço seguimos para a Cachoeira da Formiga. Linda!!! Olha, é complicado eleger qual foi o lugar mais surpreendente ou encontrar adjetivos para eles. Enfim... fomos para a cachoeira que leva o nome do rio, Formiga.

O que impressiona é a limpidez e o volume de água na queda curta, difícil até de permanecer embaixo. O ponto escolhido para a estrutura de visitação foi bem na curva, montaram uma plataforma onde as pessoas podem entrar saltando. Mais uma vez parece uma piscinão onde a maior parte não dá pé, e conforme o curso do rio estreita colocaram um tronco de apoio e, metros a frente, outro local para banhar-se,  local para as crianças, pois é bem raso.

À noite fomos conhecer o fervedouro Bela Vista. Era também o local onde jataríamos. Segundo o guia, a Jalapão 100 Limites é, por contrato, a única agência autorizada a levar turistas ao banho noturno, além daqueles que se hospedam por ali.

Mais um só para mim


Planetário

Acho que Deus resolveu me recompensar pela frustração em não conseguir fazer o passeio astronômico no Deserto do Atacama e presenteou-me com um céu estreladíssimo naquela noite! Foi incrível parecia que haviam soltado fogos (sem o barulho) de tantas estrelas que podíamos ber a olho nu. Claro que pedimos para Casé parar o carro na estrada durante alguns minutos para podermos admirar, já que fotografar não rolava. Nunca, em toda a minha vida, vi um céu tão estrelado!


Nenhum comentário: