segunda-feira, 11 de junho de 2018

Fervedouro Bela Vista e Cachoeira das Araras

Apresentando o fervedouro Bela Vista

Amanheceu o que seria meu último dia no Jalapão. Foi a melhor noite e na melhor pousada, instalações novas... é, acho que fiquei mal acostumada neste passeio.

Na manhã seguinte, fomos novamente para o fervedouro Bela Vista, piscinão exclusivo. Deixei para falar sobre o Bela Vista neste último post porque ele realmente é especial. É o maior de todos os fervedouros abertos à visitação e também o mais bonito.

Na noite anterior, quando chegamos havia dois turistas que estavam hospedados na pousada do Bela Vista, conversamos um pouco, aproveitamos enquanto preparavam o jantar e só saímos do fervedouro quando fomos "expulsos" por duas cobras d'água". Sim, quando o um dos turistas viu a primeira delas, achou que fosse um pedaço de tronco, mas ficou na dúvida por estar à noite, próxima à vegetação... mas nos alertou. Minutos depois, nós quatro vimos as duas cobrinhas. Mesmo sendo inofensivas, não quis ficar mais na água.

Já nesta visita matinal, o fervedouro era todo nosso. Demos algumas braçadas, tiramos mais fotos e foi tudo muito relaxante. Confesso que quando tivemos que sair daquele fervedouro deu até um apertinho no coração... afinal... sinal de que meu passeio estava nos seus momentos finais.

Depois seguimos para a Cachoeira das Araras, destaque que a água ali não estava tão fria como costuma ser nas cachoeiras. Aproveitamos tudo o que podíamos nessa despedida, só não conseguimos ver as aves que dão o nome às quedas.

A volta

Mais ou menos meio-dia fomos para a fazendo onde nos serviriam o almoço. Estrutura bem simples, refeição ao ar livre, banheiro ao fundo e ao lado um quiosque com redes, para quem quisesse tirar um cochilo antes da partida. Tomamos banho, ajeitamos as malas e pegamos estrada. Mas antes fizemos uma parada no boteco à beira da estrada de terra para comprar um picolé de murici, fruta típica da região.

Cachoeira das Araras, último ponto de visitação
E depois de dias vendo seriemas cruzando nosso caminho, já havia perguntado se elas não voavam e a resposta foi afirmativa, que quando ficavam bem na frente dos carros, as aves ficam meio desorientadas, ameaçam ir para um lado, vão para o outro e quando não vêem mais alternativa, voam!! E não é que vi essa cena exatamente como ele descreveu!!! Achei o máximo. Pena que não consegui filmar, foi tudo muito rápido.

Paradinha estratégica no meio da estrada para fotografar
 tendo como cenário a "Catedral"

Uma hora, essa hora iria chegar: ir embora. Ahhh... como é difícil deixar um lugar que gostei tanto, mas isso faz parte da vida de um viajante. Bem, chegando em Palmas fiquei no aeroporto, pois meu voo seria de madrugada e nem compensaria ir para um hotel. Tchauzinho Palmas, tchauzinho Jalapão, tchauzinho Tocantis... quem sabe um dia eu volto!

No aeroporto de Palmas, pronta para dar
 tchau para essa terra que tanto gostei


Nenhum comentário: