segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Taj Mahal




Mais uma vez fiquei sem palavras!!! Pelo menos dessa vez a impressão foi por estar entre uma das sete maravilhas do mundo moderno, com a simbologia maior de amor entre um casal. Localizada em Agra, no estado de Uttar Pradesh, bem às margens do rio Yamuna, lá está ele, soberano: o Taj Mahal. Ah.. o ingresso custa Rs 750 (R$ 27,45) para estrangeiros e Rs 20 (R$ 0,73) para os indianos da gema.

Para aqueles que não se lembram da história aqui vai um breve resumo:

Construído entre 1630 e 1652 foi um presente do rei Shah Jahan para sua esposa favorita Mumtaz Mahal (a joia do palácio), que morreu no parto do seu 14º filho. Inconformado por sua perda ficou obstinado pela construção do palácio em mármore branco cravejado de joias (todas roubadas pelos ingleses séculos depois). Segundo a história, Shah pretendia construir uma réplica me frente ao Taj Mahal como seu túmulo, para que mesmo despois da morte, pudesse "admirar de frente sua amada", mas não deu tempo, no final de sua vida, Shah já muito doente sofreu um golpe familiar sendo tirado do trono e enclausado por um dos seus filhos em Agra Fort, que tem vista para o Taj Mahal.

Cercado de histórias, às vezes vindas de lendas, entre elas a que o rei queria tanto que a homenagem a sua amada fosse única no mundo que mandou cortar pelo menos dois dedos de todos os trabalhadores que realizaram a obra, para, assim garantir que nenhum outro palácio no mundo tivesse as mesmas características. Outra das histórias diz que o rei já muito doente, no leito de morte, ainda assim segurava um espelhinho no qual conseguia enxergar o Taj Mahal... e assim ele morreu, vendo o túmulo de sua amada.





Ahhh... impossível não se deixar tocar por tal história de amor. Uma verdadeira história de amor (apesar da poligamia, né, já que o rei teve outras esposas).

Nenhum comentário: