quarta-feira, 27 de maio de 2015

Viagem para Ollantaytambo e Águas Calientes

Estrada que leva de Cusco à Ollantaytambo

Existem algumas forma de chegar à Machupicchu: de trem, de ônibus, à pé... a mais comum é a primeira e a escolhida por mim. No caso, de trem é ir até Águas Calientes, uma pequena cidade às margens do Rio Urubamba cuja impressão que tive é que só existe para dormitório para quem for visitar Machupicchu.

Após o café da manhã, fizemos o check out no hotel e deixamos o "grosso" da bagagem por lá, já que o roteiro para os próximos dias era: ir para Ollantaytambo de van, pegar o trem até Àguas Calientes, dormir, no dia seguinte ir para Machupicchu; à noite retornar para Cusco, pousar, durante o dia zanzear pela cidade e, à noite, seguir rumo à Puno, para conhecer o Lago Titicaca. Ou seja, só veríamos as bagagens quatro ou cinco dias depois e, achei incrível que o hotel simplesmente guarda as malas, dá um tíquete de fala "fiquem à vontade para o tempo que precisarem" e não cobram nada por isso.

Quando resolvi conhecer Machupicchu, para mim, o importante era definir uma verba do que iria gastar na viagem toda, comprar os bilhetes aéreos pelo melhor preço, definir o dia de visita e comprar as entradas e, em seguida, as passagens de trem. Isso eu fiz logo pois, para quem não sabe, tem uma quantidade específica de visitantes diária no parque e, se você não compra com antecedência, conforme vai chegando a data desejada, as agências de turismo conseguem bloquear a compra direta, fazendo com que a pessoas acabem comprando o pacote delas.

Já em Urubamba
Durante as minhas pesquisas, li em muitos blogues e sites que era uma tortura comprar os tais bilhetes (tanto para o parque como o de trem), que dependendo precisa de determinado tipo de cartão... mas não achei tudo isso não. Ok, não foi de primeira que consegui fazer as reservas, mas também não foi nada do outro mundo.

Mas voltemos ao dia. É fácil pegar a van que vai de Cusco para Ollantaytambo, como esse trajeto é muito mais usado pelos peruanos do que pelos turistas, há vans que vão e vem diariamente. Para quem está na Plaza de Armas, basta ir até a Av. El Sol, entrar na Puente Rosário que se transforma em rua Cuychipunco e vira Av. Grau. Pronto, é ali que as vans ficam e por S/ 10 soles, e em menos de duas horas você chegará em Ollantaytambo.

Quando a van inicia seu trajeto para pegar a estrada é que vemos a verdadeira Cusco, com muito comércio popular, casas e barracos, pobre mesmo.
Momento tensão: motorista dirige e manda mensagem

A estrada é de mão dupla, estreita e com muitas curvas, mas o asfalto é bom, sem buracos, boa para dirigir. Talvez por isso mesmo deixava o motorista tão à vontade para ficar digitando mensagens no celular, e conforme ele se concentrava na informação eu só via a van comendo um pedacinho da outra pista, buzinada de quem vinha na direção oposta. E eu que estava sentada logo atrás dele, confesso que mais uma vez (tal qual quando pegava o trânsito na Índia) agradecia à Deus por ter feito o meu seguro viagem.

Mas o trajeto é interessante, passando por casinhas à beira da estrada em construção o que dava para observar os tijolos ou blocos que as compunham. Algumas ovelhas, vacas, cachorros, aliás, como Cusco tinha cachorros, e todos muito grandes e bonitos! Chegando em Urubamba (já bem próximo à Ollantaytambo) começava a ver os tuc-tucs, que em Cusco não vi.

Viagem de trem para Machupicchu (por Ollantaytambo)

Centrinho de Ollantaytambo
Nosso trem era no final na tarde e embora em Ollantaytambo tenha um sítio arqueológico do boleto, resolvemos deixar a visita para o dia em que comprássemos um tour com outros pontos turísticos. Assim, ficamos ali no centrinho, almoçamos, visitamos a feirinha do lado de fora do parque até chegar nosso horário.
Chegando tão cedo até tentei trocar o horários, mas tudo esgotado!

Os vagões são separados para passageiros turistas e peruanos. Os comissários são bem simpáticos e e servem algum tipo de bebida e um docinho típico da região. Foi aí que provei o refrigerante da região Inka Cola. Eu não curto muito refrigerante e, acho que por isso mesmo, não tinha reparado nisso, claro, quando circulava pelos mercados em Cusco eu até via as garrafas, mas simplesmente não me chamavam a atenção. Gente... não é que gostei! Sabor de maçã ou tutti-fruti... sei lá, gostei e a partir daquele momento, se tivesse oportunidade, lá estava eu tomando Inka Cola.

Foto no meio da garoa
Já era quase nove horas da noite quando chegamos em Águas Calientes e chovia. Colocamos capa de chuva e perguntamos para uma moça que trabalhava na estação como fazíamos para chegar ao hotel Jairito, que dava uns cinco minutos à pé.

O hotel - como chegaríamos tarde, dormiríamos e acordaríamos bem cedo para ir ao parque, o importante era um quarto com banheiro privado e chuveiro quente (para quem faz viagens econômicas é bom prestar bastante atenção neste último item quando for reservar hospedagem, pois nem todos os hostels e hotéis tem água quente).

Sinceramente achei caro para o que oferecia: S/110 a diária, e mais S/ 10 por pessoa para o café da manhã, o que não passa de um copo pequeno de suco, café ou leite, aquele pão que lembra pão sírio sem o mesmo charme, manteiga e ovos mexidos. Mas, era o que tinha, já que os hotéis cobram muito caro. Ah, e à noite tem muitos mosquitos. Chegamos a comprar repelente, mas só usamos na noite em que chegamos.

Eu acordei de madrugada algumas vezes e só ouvia o barulho da chuva, abria a cortinha e não conseguia ver absolutamente nada, um breu só. Voltava pra cama e tinha aquele pensamento otimista: "ok, que chova bastante mesmo para de manhã abrir o tempo, aparecer aquele céu azulzinho para fotos maravilhosas".

Muitas pessoas dizem que ao chegar em Águas Calientes já devemos compara o tíquete para pegar o ônibus que segue para o parque, para evitar as filas do dia seguinte e que, a partir das 5 da manhã já poderíamos pegar ônibus.

O que eu imaginava ser chuva durante a noite, era o barulho
 das águas do rio Urubamba que passa na parte do trás do hotel - TKSG

Não, eu não sai do hotel às 5 da madrugada. Não mesmo! Meu trem de volta era bem no final do dia, não fazia sentido. Compramos nossos bilhetes era exatamente 08h49, embarcamos sem estresse e... finalmente Machupicchu! É possível não pegar o ônibus e subir à pé, mas, calculo uma caminhada de umas duas horas.

Quanto custa ir para Machupicchu (preços em maio de 2015)?

Entrada no parque da Machupicchu US$ 42.
Bilhetes de trem, ida e volta, por Ollantaytambo US$ 120.
Bilhete do ônibus que sobe para Machupicchu de Águas Calientes, ida e volta US$ 24.
Van Cusco-Ollantaytambo S/ 10.
Van Ollantaytambo-Cusco S/ 8.
S/ = soles

É meus amigos, visitar Machupicchu é o sonho de muita gente, mas não pode ser dito que é um passeio barato. E se sua viagem for por conta, compre a entrada para o parque apenas do site oficial www.machupicchu.gob.pe,