segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Sete dias pelo Rio de Janeiro - Resumão



Caraca... ou melhor... caramba! Desisti de escrever minhas experiências pela cidade maravilhosa como se fosse um diário. Então, baseada na lista enviada pela Jana - sobre coisas que deveria fazer no Rio de Janeiro - resolvi fazer uma lista das coisas que de fato fiz durante os sete dias em que estive pelo Rio.

Confesso que nos dois primeiros dias estava ainda receosa sobre aquelas coisas todas que as pessoas costumam dizer sobre violência, arrastões, etc. Mas depois relaxei e admito que me senti mais segura andando pelas ruas cariocas do que costumo ficar pelas ruas paulistanas. Como fiquei hospedada na Barra da Tijuca, que é muito longe dos pontos turísticos tradicionais, a logística da coisa foi um pouco mais complicada, mas nada que impedisse meus passeios. Mas vamos à lista:

1 - Fui de aviãozinho para ver a vista de cima e tirar fotos.
2 - Andei de ônibus comum, frescão e fretado (diga-se que em qualquer um deles o trajeto mais parece um city tour, já que passa pela orla).
3 - Tomei banho de mar na bela praia da Barra.
4 - Caminhei à beira-mar na praia de Ipanema e o famoso Posto 9.
5 - Passei a virada do ano em Copacabana e vi todos os fogos a que tive direito.
6 - Vi o pôr do sol no Arpoador.
7 - Conheci estrangeiros e pude praticar um pouco de inglês.
8 - Comi um maravilhoso peixe grelhado no restaurante Colher de Pau, em Ipanema.
9 - Caminhei pela Lagoa Rodrigo de Freitas e comi kafta no Arab, conforme a indicação da Jana.
10 - Passei pela Lagoa Rodrigo de Freitas à noite e pude ver a árvore de Natal iluminada.
11 - Fui para a Lapa à noite e fiquei espantada com imagens do contraste que é a parte decadente e o agito dos cariocas que abarrotam os bares.
12 - Passei pelos famosos arcos da Lapa.
13 - Fui ao Cobal Humaitá à noite.
14 - Peguei ou desci nas estações do metrô Cantagalo (que tem esteira plana!!!), Flamengo, Carioca, Siqueira Campos e Catete.
15 - Conheci o Palácio do Catete. Fiquei impressionada com as obras de arte e as pinturas nos tetos - uma mais linda do que a outra. Li algumas cartas dos cidadãos brasileiros que ajudaram a compôr a Constituição de 1988. Tb visitei o quarto onde Getúlio Vargas se suicidou.
16 - Conheci o Paço Imperial onde a família real portuguesa morou no Rio de Janeiro. Fiquei pensando no sacrifício que foi para aqueles europeus desembarcarem em um país tropical como o nosso.
17 - Fui à Cinelândia, almocei no Amarelinho (desde 1921), tirei fotos da Câmara Municipal, da estátua de Carlos Gomes (embora um pombo horroroso insistisse em ficar pousado na cabeça dele), do Museu de Belas Artes, mas do Teatro Municipal não, pois a fachada está em reforma.
18 - Andei pelas ruas cariocas e tirei fotos de vários monumentos e prédios históricos da cidade com menos receio do que faria em São Paulo.
19 - Conheci a Praça XV e o porto onde a família real portuguesa desembarcou em 1808 - só não consegui tirar uma foto decente da estátua de D. João VI.
20 - Visitei o Centro Cultural do Banco do Brasil - 200 anos hein!!!
21 - Conheci a famosa Confeitaria Colombo e me decepcionei profundamente. Pode ser que não tenha dado sorte, mas estava lotada, quente e comi uma tortinha de nozes horrorosa. Não recomendo de jeito nenhum.
22 - Em compensação tive o grande prazer de saborear os sorvetes da Sorveteria Itália.
23 - Fui ao Pão de Açúcar e tirei fotos lindas.
24 - Fui à Prainha, no pé do Morro da Urca.
25 - Fiz a trilha do Beija-flor, também no pé do Morro da Urca.
26 - Fui ao restaurante do Círculo Militar, ainda na Urca, e tirei fotos do Pão e até de um canhão que fica no Pátio.
27 - Visitei o Jardim Botânico e tirei fotos lindas de algumas flores para a minha coleção de fotos de flores. Desta vez foram flor de lótus, orquídias e bromélias - mas esperava um pouco mais do parque.
28 - Fui até o Cristo - depois de esperar três horas para subir de trem, pois estava lotado - da próxima vez vou de van.
29 - Conheci um pedacinho da Floresta da Tijuca: fui ao Bom Retiro, tomei banho na Cachoeira das Almas e ainda visitei um mirante que esqueci o nome agora. Tenho obrigação de voltar lá.
30 - Na volta, almojantei no Bar da Pracinha. Excelente a comida, porém, zero para os mosquitos que fizeram a festa nos meus tornozelos.
30 - Fui até Niterói e de lá vi a cidade do Rio de Janeiro.
31 - Ainda em Niterói visitei o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
32 - Na volta, de barca, pude tirar várias fotos da Ilha Fiscal.
33 - Voltei de ônibus para casa e para encerrar o passeio - e não me esquecer que o lado ruim da cidade maravilhosa existe - trouxe de recordaçao um projétil disparado por uma metralhadora - seria de uma AR15? - encontrada na rodoviária, bem na plataforma de embarque.
34 - Jantei no Beco do Alemão, na Barra, a melhor comida por quilo da região!!!
35 - E o mais importante de tudo: conheci duas pessoas maravilhosas: Aline e Cacau, as cariocas que me recepcionaram na cidade maravilhosa. Um dia espero poder retribuir.

Como podem ver, tenho que voltar lá para conhecer o Leblon, saltar de asa delta da Pedra Bonita, conhecer a vista da Pedra da Gávea, visitar a Quinta da Boa Vista, comprar um surubão, sentar ao lado de Drummond ou posar ao lado de Caymmi em Copa, visitar o Maraca, conhecer a Marina da Glória, conhecer a Vista Chinesa, Santa Tereza... enfim... é tão chato ter essa obrigação!

4 comentários:

Luciano disse...

Finalmente uma paulistana reconhece que o Rio é menos violento!!!

Eu sempre tive esta impressão. Tenho medo de andar por SP, coisa que nunca tive pelo Rio (claro, desde que evite de "subir os morros" das favelas).

Lara Muniz disse...

Ai!! Sorveteria Itália (provou o de Amarula?), Cristo Redentor, almoço no colher de Pau!... Que saudades do Rio... Só não vi uma coisa: o picolé Dragão Chinês, aquele vendido nas praias... Se não provou, já te dou mais um motivo pra voltar o Rio.
Bela viagem, hein Sandrovski!
Beijo grande!

Cacau Peres disse...

Ah, que beleza! Li só o resumão, pq tô no aeroporto e a bateria tá acabando! Chegando em casa lerei todo os outros posts!
Mas menina, vc fez muita coisa! Conheceu pontos do Rio que nem eu conheci até hoje ainda!!! Rs... Crê nisso?
OLha, o Rio é o Rio, a violência faz parte, infelizmente... Não sei como está Sampa, mas a gente se vira e pensa positivo e Deus ajuda... Vida de carioca é assim mesmo!!! Rs....
Que bom que deu tudo certo! Fora os probleminhas, acho que tudo foi beleza, né?
Estou esperando o seu retorno para completar a viagem!!!
Mil beijocas.

Σύλλογος Φοιτητών ΔΠΠΝΤ disse...

super