sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ora, pois!

Bah... tá difícil de acostumar com as novas regras da língua portuguesa. Pior, por ser uma profissional da comunicação me sinto muito pressionada com tudo isso. Não encontro dicionários... estou me sentindo meio perdida. Será que isso é normal?

Pior de tudo é que ando desconfiada que quando chegar 2010, data oficial da obrigatoriedade, haja a necessidade de outra reforma ortográfica. Essa minha desconfiança se baseia no fato do dia-a-dia das pessoas, mais especificamente dos jovens internautas.

Confesso que me incomoda quando vejo alguém no bate-papo ou trocando mensagens no orkut ou coisa parecida e ao invés de escrever "não", escreve "naum", ou no lugar do "já", coloca "jah". Daí fico pensando sobre as abreviações, acho que colocar tb (também), pq (porque), vc (você), msg (mensagem), abs (abraços) faz todo sentido do mundo, por uma questão de prática, todo mundo entende e você, de certa forma, não está agredindo tanto a lógica, já que está utilizando as consoantes, quase como se estivesse praticando taquigrafia. Mas colocar "naum" no lugar de "não", não está abreviando absolutamente nada! Escrever "teim" no lugar de "tem", não é só uma ofença à língua, mas total incoerência. E quando colocam o H no final da palavra? Eu duvido que 90% dos jovens que escrevem assim saibam que o H tá ali pq lá nos primórdios das comunicações telegráficas foi o jeito encontrado para subistituir o acento. Eles nem devem saber o que foi um telégrafo. Para mim não faz o menor sentido.

Aí que confusão! Mas esta é a nossa Lingua Portuguesa. Ora, pois!

Nenhum comentário: