sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A feira

Hoje passei pela feira perto da casa onde nasci e cresci. Fazia... sei lá... talvez uns dez anos que não passava por lá.

Os cheiros, o colorido das verduras, legumes e frutas... tudo estava lá. Mas, mesmo assim, a feira estava diferente. A sensação que tive é que ela diminuiu, e olha que sempre achei essa feira uma das mais extensas que já vi pela cidade.

Quando era criança costumava acompanhar minha mãe à feira. Lembro claramente da barraca de batatas que na verdade não era uma barraca, mas uma espécie de estrado em que os sacos, com diversos tipos de batatas, ficavam abertos e expostos. As balanças eram daquelas bem antigas Filizzola.

Também havia, pelo menos, duas barracas com flores - hoje só vi uma, e bem pequena -, e adorava quando minha mãe resolvia comprar flores, ela sempre comprava rosas, mas confesso que eu chegava até a pedir para comprar lírios, só porque eram diferentes. Quase no final da feira tinha uma barraca imensa, que mais parecia um tenda, que vendia "secos e molhados" (acho que nem se usa mais essa expressão) e o dono vivia oferecendo fatias bem fininhas de queijo, para os fregueses degustarem - eu amava! Agora, o que vi foi decepcionante: um pequeno toldo que não deveria ter mais do que 4 x 1 m de comprimento.

A parte de peixaria também mudou, agora tem até vitrine... talvez o pessoal da Vigilância Sanitária esteja fazendo vistorias. Outra coisa que senti muita falta foi a máquina de fazer garapa, sempre entre as barracas de pastéis... que como os outros "setores" deu uma diminuída. O que se extinguiu de vez mesmo foram as barracas de roupas, não vi nehumazinha sequer.

Quanto às pessoas que compravam... só vi pessoas idosas. Td bem que era bem cedo, umas oito e meia da manhã, mas não havia aquela turma de donas de casa e suas crianças, tal qual minha mãe e eu. As barracas estavam mais organizadas, havia uma com cestos de vime para expor os produtos... alguns feirantes até arriscaram fazer alguns gracejos para mim. Mas não era como a - hoje - folclórica feira que tenho na memória.

Nenhum comentário: