sábado, 8 de novembro de 2008

Eu também sou vira-lata!

Eu poderia começar este texto dizendo que o Barak Obama me plagiou quando admitiu ser um vira-lata, mas, como ele veio à este mundo bem antes de mim, não irei denunciá-lo.

O fato é que sempre me declarei vira-lata. Eu vivo em uma cidade miscigenada, mas que vez ou outra aparece alguém insistindo dizer ser de alguma linhagem específica, porém, sempre com o acréscimo do termo "minha família": minha família é portuguesa, minha família é italiana, minha família é japonesa, minha família é espanhola... mas falam de uma maneira que um desavisado pode até crer que seja de alguma família real, como os Windsors... se esquecendo que "uma parte da família é de determinada origem", mas que a grande maioria das famílias no Brasil é formada mesmo por várias nacionalidades ou de diversos Estados.

Meu exemplo: vez ou outra me perguntam: "sua família é da onde? E seu sobrenome, de qual nacionalidade é?". A resposta sempre foi: sou vira-lata.

Sou vira-lata porque não faço idéia. Embora meus pais tenham sobrenomes espanhóis e portugueses é difícil até mesmo para eles identificarem. Sabem apenas que seus avós eram do interior de São Paulo. Dizem coisas do tipo: "Ah... meu avô casou com uma 'alemôa'" ou "O pai do pai era índio"... deixando toda a simplicidade de lado (pois para o povo mais simples do interior qualquer pessoa loira de olhos azuis é alemão e qualquer sujeito largado é bugre), e fazendo as contas da idade que estes meus bisavós teriam e pela cidade onde se estabeleceram, imagino que tenham sido imigrantes que chegaram em São Paulo e logo se misturado à cultura local, em outras palavras: tenham vindo de onde quer que seja - ou em qual ano - trataram de se misturar. A única certeza mesmo é que não tenho sangue japonês, porque estes vieram à 100 anos apenas, daí, eu identificaria logo. Mas um irmão da minha mãe se casou com uma japonesa original... então acho que posso me considerar um pouco japonesa por tabela, já que gosto pra caramba dela.

Daí, eu prefiro simplificar tudo como na cinofilia - em que a raça só é considerada pura quando a cruza é da mesma raça imediata -, eu digo com todo orgulho do mundo: sou vira-lata, adoro conhecer gente de todos os tipos e culturas, o que me faz uma cidadã do mundo!

Nenhum comentário: