quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Parque das Andorinhas e um banho de cachoeira maravilhoso!!!




Pequena queda no Parque das Andorinhas
Sem ter feito planos, acordei e não tinha ideia de como seria meu dia. Assim, sabia que era meu último dia em uma cidade histórica e que teria muitas coisas para fazer, mas não tinha planejado absolutamente nada.

Acordei e fui tomar meu café da manhã sozinha. Peguei o que comer e sentei-me de frente para a janela. A paisagem era bem bucólica, o céu nublado, pássaros cantando, muitas árvores e uma pequena neblina se desfazia... comecei a pensar: já tinha visitado Mariana, conhecido uma mina e algumas igrejas, queria visitar a Igreja Nossa Senhora da Conceição com as obras do Aleijadinho e o Museu da Ciência, mas isso eu poderia fazer à tarde. Decidi ir para a praça, quem sabe conseguiria ter uma ideia.

Desci e logo fui abordada por um rapaz:

Neste ponto eu já estava encantada
 e já teria valido o passeio
- Bom dia! Sou credenciado para fazer passeios turísticos - começou a listar os passeios.
- Olha, tudo o que pode ser feito à pé, visitas aos museus e igrejas por aqui eu faço sozinha. O que você tem a oferecer para longe?
- Podemos fazer o Parque das Andorinhas, as minas, blábláblá...
- Quanto?
- R$ 150,00.
- Muito caro para mim.
- Por R$ 120,00 eu levo. Por menos não dá porque tenho despesas com combustível e para lavar o carro.
- Não tenho verba.
- Por aí, vão te cobrar R$ 180,00 e eu faço por R$ 120,00!
- Eu sei. Mas já estou no final dos meus passeios, não interessa se são R$ 200,00 ou R$ 100,00, eu não tenho verba.
- E o que você vai fazer hoje?
- Ainda não sei, vim para a praça para ter ideias.
Ele pegou um mapa e falou:
- Olhe aqui. É o Parque das Andorinhas. Você sobe esta rua e tem um ponto de ônibus, pegue o Morro de Santana, peça para descer no ponto do parque, tem uma trilha que você irá andar uns 15 minutinhos e você chega lá.
- Obrigada!!!

Nas pedras também há cores
 pintadas para seguir
 o caminho escolhido
Tal como uma criança que acabou de receber o aval dos pais para ir brincar na rua (que coisa mais antiquada, hoje em dia seria ganhar um iphone sem limite de horas para ficar na internet...) saí correndo para o ponto do ônibus. Fiquei empolgada em encarar um trilha, entre tantas igrejas por ali, iria fazer algo um pouco diferente.

Tomei o ônibus e o ponto indicado ficava realmente num morro. Desci e vi a entrada do parque. Deveria ser umas 9h e pouco, olhei a entrada e tinha muito mato. Eu não iria entrar ali sozinha. Atravessei a rua, voltei para o ponto e esperei... em algum momento teria mais turistas querendo fazer a trilha. Não deve ter passado dez minutos quando desceu uma mulher e um rapaz. Atravessaram a rua em direção à entrada do parque, perguntei se iriam fazer a trilha e se eu poderia acompanhá-los. Disseram que sim.

Confesso que esperava encontrar
 várias andorinhas,
 mas acho que estavam tímidas
Quero deixar claro que, apesar de viajar sozinha, nunca é demais tomar alguns cuidados. Assim como não quis encarar a trilha sozinha, não seria louca de ir se fosse um homem sozinho ou um grupo de homens. Acho que o mínimo de precaução não faz mal a ninguém e só fui porque era uma mulher e um rapaz. Rosângela e Vitor, mãe e filho vindos de Natal, também a primeira vez em Ouro Preto e quando comentei sobre minha conversa com o agente de turismo, falaram que foi mais ou menos a mesma coisa com eles.

Não cronometrei, mas acho que a trilha deve ter durado meia hora, e não estávamos andando devagar, não. Primeiro chegamos em um local com muitas pedras por onde corria o rio. Havia até uns cavalos por ali e um homem de olho neles. Andamos até o mirante e lá encontramos um guia que estava tirando fotos de um casal. E foi ele que nos indicou o caminho para uma cachoeira dentro da gruta.

Nós três nos entreolhamos e fomos! Olha, para uma pessoa que não tinha ideia do que fazer no dia quando acordou, eu estava para lá de preparada - rs. Foi pisar na gruta e saquei um biquíni da mochila! Nem eu acreditei que tinha um biquíni na mochila, a canga é de praxe, não vivo sem em qualquer lugar que esteja, mas o biquíni.

Era apenas uma fenda...
... mas havia uma qued
a d'água para a minha alegria!!!

Ahhhhhh.... banho de cachoeira, era tudo o que faltava para brincar minha passagem por Ouro Preto. Amo, amo, amo... lava a alma, saí até mais leve da gruta :-)

Depois do banho, voltamos para a sede do parque e nos informamos sobre mais passeios e trilhas pelo parque. Já estávamos com fome e não teríamos tempo para outros, então, voltamos.





Um quase ataque de um.. o quê?
Amo fazer trilhas e sempre que posso, incluo uma nas férias ou visitação a um novo local. O mais incrível é que todas as vezes que ouvi falar em Ouro Preto, ouvia sobre o carnaval, sobre a história, sobre as minas, mas as pessoas não costumam falar das trilhas.


O retorno até a entrada do parque apesar de parecer mais longo, foi tranquilo. Pessoas que forem à Ouro Preto, não deixem de conhecer este parque.

Nenhum comentário: