quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Fim de tarde em Ouro Preto



Monumento em homenagem à Tiradentes
 e ao fundo o Museu da Inconfidência



Não saí bem na foto, mas o que vale é o registro: I was there!
Por fim, apesar de gostar muito da Mina da Passagem, foi um passeio curto e cheguei em tempo de começar a visitação na cidade de Ouro Preto.

O centro histórico é lotado de igrejas acaba sendo pequeno em espaço territorial, porém as ladeiras de paralelepípedos fazem com que o passeio não seja tão rápido como gostaria. Ok, o esquema foi selecionar as que melhor representasse a minha passagem pela cidade.

A praça central da cidade é a Praça Tiradentes. Conta a nossa história que foi exatamente ali que a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou exposta após seu enforcamento. E ali mesmo fica o Museu da Inconfidência, no caso, minha última parada do dia.

Fotografar as ruas de Ouro Preto
 no final de tarde é tudo de bom
O próprio edifício do museu já é um espetáculo. Antiga Casa de Câmara e Cadeia, em estilo renascentista, levou sete décadas para ficar pronto, entre os séculos 18 e 19. É, dá para parar e pensar quanto suor de escravos teve por ali. Quando entrei no museu, tinha exatamente uma hora para a visitação, já que fecha às 18h. Era pouco o tempo, mas eu sabia que no dia seguinte haveria muitas outras coisas a fazer. Comprei minha entrada e comecei o tour. Como na maioria desses museus é proibido fotografar, a primeira providência é guardar os pertences mas, principalmente, o celular.

Carboidrato para aguentar as ladeiras
São dois pisos e várias salas que mostram mobiliário da época, mineração, equipamentos e armas e muitas esculturas. Como a cidade de Congonhas não estava no roteiro desta viagem, onde está um grande acervo das obras de Aleijadinho, eu queria mesmo era conhecer a sala dedicada à ele. E quando entrei, logo dei de cara com uma réplica da escultura do Profeta Daniel, ali, bem pertinho e grandona! Confesso que fiquei emocionada. Imagine, se com uma réplica fiquei daquele jeito, como seria se fosse ao vivo!

Enfim, consegui fazer o trajeto no tempo determinado sem perder a essência do passeio.

Já a caminho do hostel, esta era a paisagem

Fui para um restaurante e comi uma bela batatona recheada e voltei para o hostel muito feliz com o os passeios do meu dia. Morta de cansaço, mas feliz.

Nenhum comentário: