segunda-feira, 6 de julho de 2009

Viajar

Tem gente que definitivamente não sabe o que é viajar. Acha que viagem é algo que deve ser feita à dois, em grupo, comprando pacotes e que precisa ter muito, muito dinheiro para fazer algo legal.

Normalmente, quem pensa assim, ainda costuma ser limitado ao que "os outros" planejam, principalmente se for uma viagem de "pacote". Minha amiga Pá, costuma classificar em dois tipos de pessoas viajando: o turista e o viajante, e diz que estou no segundo grupo.

Para mim, uma viagem, seja ela qual for, para perto ou longe, mar ou montanha, sozinha ou (bem) acompanhada, metrópole ou vila, significa oportunidade. Oportunidade de conhecer algo novo, testar um lugar diferente, conhecer pessoas diferentes, culinária e hábitos incomuns à mim. Tudo isso demanda disposição e não limitação: desfrutar de boas regalias de um visitante, mas também andar muito à pé, pegar transporte público local, fazer todos os passeios famosos e turísticos - só que, no meio do caminho, dar uma desvirtuada para conhecer o que não é tão turístico. Enfim, vivenciar o lugar em todos os sentidos!

A-MO viajar!!!

Nenhum comentário: