segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Íssima - são-pauliníssima!!!

É muito bom fazer parte da torcida de um time sinônimo de supremacia no futebol brasileiro: São Paulo Futebol Clube.

Sim, não tem pra ninguém: hexacampeão brasileiro, tri Libertadores e tri Mundial. É tão simples quando alguém quer tentar tirar uma sobre um são-paulino, é só mostrar um conjunto de números "6-3-3". Pronto, contra fatos não existem argumentos!

Quando eu era criança não ligava muito para futebol. Via meu irmão mais velho colecionar figurinhas e só. Quando alguém me perguntava para qual time eu torcia, apenas respondia "São Paulo" porque meu pai sempre foi são-paulino e sei lá, talvez achasse que também deveria ser. Mas meu pai nunca foi tirano, tanto é que meu irmão mais velho é, coitado, corintiano.

Tempos mais tarde apareceu um goleiro: Barbirotto... meu Deus, eu tão acostumada a só ver homem feio jogando futebol, e aparecia aquele colírio na tv. Pronto... passei a ser mais firme na resposta: são-paulina, embora ainda não fizesse a menor idéia de quantos jogadores deveria ter um time em campo, quem era o técnico ou como funcionava qualquer campeonato. Mas tudo bem, já tinha uma resposta mais convincente.

Anos mais tarde eu resolvi fazer faculdade. Era uma época em que o São Paulo participava de tudo quanto era campeonato e, eu costumava pegar ônibus no centro da cidade, lá na 7 de abril. Em dia de jogos, normalmente íamos eu, o motorista, o cobrador, meia dúzia de passageiros e o ônibus apinhado de torcedores da Independente.

Eram duas horas de cantos, gritos, batuques e hino. Eu tinha duas alternativas: odiar o SP e futebol ou passar a conhecer melhor o que fazia aquele povo todo se sacrificar tanto para ver 22 tontos correndo atrás de uma única bola, durante 90 minutos.

Preferi a segunda alternativa e não me arrependi. Passei a estudar a história do clube, a conhecer o perfil dos jogadores (inclusive dos adversários), a ficar na frente da tv às quartas, à noite, aos sábados e domingos, à tarde, além dos programas de comentário das rodadas. Enfim, passei a curtir o futebol.

Claro que este ano não foi tão tranqüilo quanto em 2007 e 2006, mas, serviu para tampar a boca de muitos torcedores adversários que falavam que campeonato por pontos corridos não tinha graça. Embora eu ache uma competição mais justa, os pontos corridos, há quem diga que futebol só tem graça em mata-mata. À vocês meus caros eu só digo o seguinte: pontos corridos significa competência, o que o time fez durante toda a competição e não em um jogo isolado... e o SP, mais uma vez provou competência, agora, os mata-matas, a gente deixa para a disputa da Libertadores e doMundial, coisa que, aliás, muitos clubes só ficam no sonho.

Parabéns à nós são-paulinos!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Xuxu, To com você em número e gênero. Como escreveu um são-paulino goiano: "Todo mundo tenta, mas só o São Paulo é Hexa- geradoooo"

Beijão

Liana

Cacau Peres disse...

Deus me defenda de futebol. Até hoje não entendo porque nunca passam a bola para aquele coitadinho que está sempre de luto no campo... Rs...