domingo, 22 de setembro de 2019

Cada um tem o vizinho que merece



De tão perfeito e bem decorado o ninho,
 achei que alguém tivesse comprado em algum pet shop
 
Eu tive uma família de beija-flores como vizinhos, por duas vezes!

Havia uns dias que notei um beija-flor orbitando pela árvore bem em frente em casa, mas até aí, pensei ser uma "visita" aleatória e normal. Cheguei a comentar com algumas pessoas, meu irmão até sugeriu de eu colocar um frasquinho com água e açúcar para atrair mais, coisa que fui terminantemente contra, se o beija-flor quisesse ficar por ali seria sem nenhum tipo de persuasão!

Quase não acreditei ao ver esta imagem

Esta então foi de tirar o fôlego
Foi quando em um domingo, numa rara tarde que fiquei em casa (tinha visitas), olhei com mais critério e vi o que parecia um ninho. Mas era tão bonito, perfeito e decorado que achei que fosse artificial e que alguém teria colocado ele ali. Com alguma dificuldade saquei meu celular para cima e tirei fotos.

Ainda que embaçadas, pelas fotos deu para ver que havia dois volumes, que deduzi serem dois ovinhos. Nos dias seguintes passei a observar e consegui fotos melhores... até que mamãe beija-flor também notou-me!

Aqui estavam tirando um cochilo
Dê olho para ver que hora mamãe chega


A partir daí, sair de casa para trabalhar passou a ser uma tarefa um pouco arriscada! Todas as vezes em que abria a porta... lá estava mamãe beija-flor voando para cima e para baixo bem à minha frente pronta para me atacar com seu longo bico. Foi então que também comecei a ficar esperta, antes de sair, dava uma olhada pela janela da sala, se ela estivesse no poste ou em frente à árvore, o jeito era tentar sair o mais rápido possível, correr até o carro e sair.

E aqui mal cabiam no ninho

O pequeno núcleo familiar ocorreu em dezembro de 2018 e se repetiu em abril deste ano, e imaginei que lá para agosto se repetisse, mas a árvore estava "pelada", quase sem folhas, e no início de setembro tive outra grata surpresa: eu que não entendo nada de árvores, de repente vi por foto (já que estava em viagem) repleta de delicadas flores, é um ipê branco!

Bom, pessoalmente quando dei uma passada em casa, já não havia mais flores, mas o ninho continua por lá, e a árvore começa a ter folhas novamente. Espero que minha antiga vizinha retorne em breve, pois senti-me honrada por ela ter escolhido exatamente aquele local para botar seus ovos por duas vezes.

Já a árvore, rs, bem,,, eu pareço o pai quando descobre que a filha adolescente está grávida e acha que o mundo vai acabar, quando a plantaram, quase tive uma síncope, não a queria ali prevendo alguns incômodos. Desde que descobri o ninho, passei a defendê-la como posso. Quando mostraram um cronograma de poda, entrei em contato com o síndico, com a prefeitura, coloquei bilhete alertando... só faltei amarrar-me à ela! Mas deu tudo certo, não a podaram, e ela está lá, firme e forte!


No início de setembro, já sem folhas
mas repleta de flores brancas
À esquerda, mamãe beija-flor
pronta para defender seus filhotes
na árvore repleta de folhas e
com bilhete para não podar

Nenhum comentário: