quinta-feira, 4 de junho de 2015

Vale Sagrado - Pisaq, Ollantaytambo e Chinchero

Ollantaytambo, ouso dizer que depois de MP foi o sítio que mais gostei
Após a experiência no Lago Titicaca, voltamos para Cusco para finalizar os passeios do boleto turístico (ele é válido para dez dias, então, tem que prestar muita atenção porque os dias passam voando), e o objetivo era o Vale Sagrado.

A geografia e a engenharia realmente deixaram a paisagem linda...

... mas a busca por alguns "ouros" decepcinou


O passeio começa por Pisaq, um sítio arqueológico bem estruturado ainda, com casas até o topo e, do lado direito, o que seria o cemitério do povo inka que, segundo o guia, todo cheio de buracos por conta dos forasteiros que achavam que os corpos eram postos ali com algum tipo de joia, acontece que os moradores de Pisaq eram pobres, portanto, sem bens valiosos. Só ficaram os buracos.

Ollanta vista de cima

A próxima parada foi em Ollantayambo, que já havia admirado no outro dia em que "almojantei", enquanto esperava o horário do trem que nos levaria até Águas Calientes. A subida foi puxada, mas acho que já estávamos mais habituados à região, à altitude... eu fiquei impressionada com o nosso desempenho na subida. A vista do topo é impressionante. Do dia, foi o passeio que mais gostei.

O que deu para ver de Chinchero


Por último, já caindo a noite, conhecemos Chinchero que fora mais um palco de batalha entre inkas e espanhóis, O ponto tem uma vista linda, que infelizmente não pudemos admirar por completo devido ao horário e o guia ainda explicou que ali pode-se ver vários arcos-íris de uma só vez, o que também não presenciamos. Na verdade, fiquei um pouco irritada com este passeio porque já era tarde e pouco aproveitamos, cheguei a comentar com outros turistas que concordaram comigo.

Peruana "vendendo o seu peixe"

E amostras de sementes e ervas que dão as cores nas lãs

E antes do embarque no ônibus para a volta à Cusco ainda visitamos um centrinho de artesanato onde é explicado cada etapa para a confecção das roupas e artigos de lã de alpaca. As mulheres, devidamente trajadas, mostraram como lavam, colorem e tecem a lã.

O city tour vendido inclui visitas por Ollantayambo, Chinchero e Pisaq, e as agências tentam padronizar a venda por S/. 30, mas com paciência negocia-se por até a metade do valor. O tour dura o dia todo no meio do dia para em um bufê que custa mais S/. 25 por pessoa. Na rua há outras opções de restaurante, mas o tempo é limitado e você acaba meio que obrigado a comer por ali mesmo.


Nenhum comentário: