sexta-feira, 5 de junho de 2015

Cardápio peruano

Llomo saltado... ah... já sinto saudade!


Estou longe de ser crítica gastronômica ou mesmo uma boa gourmet, anos-luz diria, mas, senti-me na obrigação de falar sobre a comida peruana.

Antes de ir para o Peru, as referência que tinha sobre o cardápio era: pisco (bebida alcoólica típica do Peru), pisco sauer (com limão, até lembra a caipirinha, mas mais suave), milho preto e civita (com peixe cru, como, mas não morro de amores), mais nada. Ainda em Lima, quando escolhíamos o restaurante, observei que nos menus havia muito "pollo na plancha" e "pollo na brasa", logo pensei: "deve ser a comida típica, não vou comer quase nada, já que não como frango (pollo)".

Pechuga (peito) de pollo com champinhones e tocino

Pollo na brasa, ao fundo,
 llomo saltado
Kkkkkk, Sandrinha ingênua... logo no primeiro almoço fui apresentada ao llomo saltado, que arrebatou meu coração! O prato consiste em batatas fritas, fatias de carne bovina entre fatias de cebolas e tomates embebidas em um molho e uma porção de arroz. O arroz não é grande coisa, mas as batatas (papas) são saborosíssimas e aquele molho? Meu Deus é algum tipo de droga viciante? Comi até as cebolas e tomates, coisa que normalmente não acontece.

Costumo dizer que comer em um lugar que não conheço quando estou com muita fome não dá pra ter certeza se a comida é boa ou não, afinal, estou com fome e para saciá-la, normalmente, qualquer coisinha mais ou menos fica boa. Junte-se à isso a minha fama de "enjoadinha"... "só come arroz, feijão, bife e batata"... mas, se você está em Cusco, andando o dia todo, quando vai comer, sempre estará com muita fome.

Mas além do llomo saltado, do pollo na plancha ou brasa existem as sopas. Como no final da tarde início da noite sempre é frio a sopa, para mim, era quase diária. E eles sabem fazer muito bem as sopas de legumes, só batatas, aspargos, espinafre, mas a campeã foi a de quinoa. Infelizmente o pão cusquenho tá muito longe de ser gostoso, então, depois que descobri uma padaria perto do mercado municipal, quando tinha tempo passava lá e comprava uns chiabattas e levava comigo até os restaurantes - rs - não estava nem aí mesmo.

Também achamos um restaurante indiano, o Maikhana, no final da El Sol, em uma galeria encostada com a Pizzaria Adriano, onde comi algumas vezes. Mas o achado mesmo foi nos últimos dias, quando mudamos de hotel, lá na calle Ricoleta, a Pizzaria Liberdad, o melhor custo benefício, cardápio saborosíssimo, melhor lasana e pizza (sim, eu comi muita massa também em Cusco)... ah... e o jarro de limonada boa por S/ 6,50.

As pizzas não são lá aquela coisa, mas dependendo de onde você está e a fome, vai pizza mesmo. Em Cusco, elas são quase equivalentes à nossa brotinho, a familiar seria uma brotinho e meio. A massa é sempre fina e os recheios não chegam nem à metade das nossas paulistanas (mas aí é covardia querer comparar, eu sei).


Na cara de pau eu levava o meu chiabatta para os restaurantes

Sem dúvidas, a melhor sopa de quinoa, a da Faustina, em Amantani
Mais uma sopinha



Que batata é essa? 

São vários os tipos, as cores, os tamanhos (pecado mortal, não consegui achar as fotos que tiramos das batatas no mercado municipal... nem mesmo as artificiais do museu). Elas são suculentas, saborosas, divinas!!! Assadas, fritas, ensopadas... comeria batatas o dia todo se deixassem.

Aqueles bolos são pimentões recheados e empanados com ovos,
ao centro as deliciosas papas e em destaque o pollo na plancha

Logo nas primeiras refeições, tive a impressão que os alimentos por ali são mais naturais. In natura, as frutas são pequenas, o que na minha ignorância gastronômica já remete aos orgânicos. De fato, comia, comia, comia feito a lhama quando chega no topo de Machupicchu e sentia-me satisfeita, não pesada, cheia ou enfastiada.

Como escolher e preços

O point central é a Plaza de Armas, então, conforme você vai andando por ali e de acordo com o horário, a cada metro você será abordado por gente vendendo passeios ou gente querendo te levar para os restaurantes (normalmente à noite) que ficam na própria praça ou na rua Plateiros. São muitos e na maioria deles tem um menu do lado de fora para você saber quais são as opções. Ali os preços são para turistas, então, na média, um llomo saltado vai ser uns S/ 30, as sopas uns S/ 20 e por ai vai. Quase todos eles têm um "menu turístico" que só mostram se você pedir ou fizer aquela cara de "nossa, como tá caro!", com preços melhores do que os apresentados inicialmente.

Este foi um almoço em Tequile, Lago Titicaca, com trutas pescadas na noite anterior

Este é um prato do bufê indiano


Lasana da Liberdad, recomendo muuuiiito

Prato do bufê do tour para Vale Sagrado, dá uma olhada no tamanho do milho

Ainda bufê do Vale Sagrado

Pizza da Liberdad


Sobremesa no Adriano
Ainda na Plaza de Armas, também tem uma lanchonete que considerei a melhorzinha, para quem quer alguma coisa rápida, como um hambúrguer, o Yajúú. Os hambúrgueres são bons e em pães como os que conhecemos - prestem atenção, eles chamam de hamburguesas, mas na maioria dos locais é servido com o pão cusquenho que não é bom, é duro e quase oco - média de S/ 12,90 com direito a um suco natural e bem gostoso. Também servem a salchipapas (famoso fastfood local que nada mais é do que fritas com salsichas fatiadas) por S/ 8,90.

Mas para quem aguentar andar um pouquinho mais, não estiver muito à noite, e está em busca de preços melhores, vá até a Plaza San Francisco, na rua Santa Clara há muitos restaurantes a preços populares. Os pollos na brasa começam com preços de S/ 6,50 em diante para se ter ideia. Nesta rua, só não gostei do restaurante chinês, esqueci o nome, mas só tem ele nesta rua, mas na Plateiros tem outra filial.


Exemplar de salchipapas...



... e de um hambúrguer com pão decente


Para quem quiser provar e comprar café de qualidade, moído na hora é na "La Cafeteria Cusqueño Cafeteria-Chocolateria". Ali também tem chocolate peruano. O dono, sr. Herber, uma simpatia.

E bolo que eles chamam de torta

Seguindo ainda na rua Santa Clara chega-se ao mercado municipal, onde há de lembrancinhas às comidas, inclusive muita carne (de todos os tipos) em exposição que jamais a vigilância sanitária aceitaria, mas tudo bem, é no Peru. Mas acho que é um passeio também muito interessante, já que muitos cusquenhos fazem suas compras por ali

Praticamente todos os restaurantes, bares e restaurantes tem wi fi, então fica muito fácil comunicar-se com o mundo.


Meu Top 5
Llomo saltado - Bar Azteca, rua Plateiros quase esquina com rua Tigre
Pizza e lasanha - Pizzaria Liberdad - rua Recoleta com a Pantac - só abre depois das 17h
Sopa de quinoa - casa de Faustina, em Amantani, ilha do Lago Titicaca - rs
Pratos em geral, típicos peruanos e sopas - Adriano - El Sol com Mantas, é de esquina
Salsipapas e hambúrgueres - Yajúú - Plaza de Armas


Cafés e chocolates
Outros recomendados 
Maikhana - indiano com bufê a S/ 15 - na galeria da El Sol, perto do Adriano
La cafeteria el cusquenho - na rua Concdvidayoc
Doceria - na esquina da Maques com Heladeiros, não tirei fotos, mas tem doces muito bons a S/ 5 ou S/ 6. E bolos são chamados de tortas.

Nenhum comentário: