terça-feira, 1 de março de 2011

Dicas para quem for à Índia

Quando decidi ir à Índia, muitas pessoas que conheço manifestaram o desejo de um dia conhecer esse país tão exótico - para nós ocidentais.

Confesso que fui meio "crua" para viagem, já que não fui em busca de espiritualidade, não entendo nada de ioga, não fui para fazer trabalhos voluntários e muito menos com conta bancária para me hospedar em hotéis cinco estrelas megapreparados para as exigências ocidentais, apenas com algumas informações de segurança, hospedagem e pontos turísticos.

Mesmo tendo ficado menos de um mês em terras indianas, acho que fiz um bom roteiro conhecendo a capital New Delhi, Agra, Jaipur e a destoante Goa e, o que fez toda a diferença foi o contato com as famílias indianas, vivenciando o cotidiano deles. E, agora, alguns amigos me pedem dicas sobre a Índia (só quero ver quando irão!). Pois bem, espero colaborar com as dicas a seguir:

- primeira e mais importante coisa a fazer é responder a seguinte pergunta: qual é seu propósito indo para Índia, busca de espiritualidade, curiosidade por uma cultura milenar, turismo exótico, trabalho voluntário, vegetarianismo...? Se você descobrir que é pura curiosidade por roupas coloridas, músicas alegres porque achou tudo muito bonitinho da novela Caminho das Índias ou porque não sabe de outro país famoso para fazer turismo, prepare-se, a realidade indiana pode ser muito dura para você.

- veja qual será a sua verba para a viagem. Se for uma pessoa abastada, metade dos seus problemas estarão resolvidos, já que poderá se hospedar nos melhores hotéis com todo o conforto (com chuveiro quente, cama decente e comida ao gosto do turista), contrará com guias dispostos a te paparicar em troca de generosas gorjetas e não terá muito tempo para ter contato com os indianos pedintes que quase não te deixariam andar pelas ruas.

- faça um roteiro detalhado sobre os lugares que pretende conhecer e coisas que quer fazer. Se contratar uma agência facilita muito essa parte, mas, se for no esquema mochilão, lembre-se que a burocracia indiana é absurda. Prepare-se para perder um dia inteiro para comprar uma simples passagem de trem, se quiser ir de primeira classe (mas por favor não se iluda com o título de "primeira classe"). O site que recomendo para reservas de hotéis e compras de passagem aéreas, quando estiver em solo indiano, é o www.makemytrip.com. Ele é bastante popular na Índia e funciona.

- para os mochileiros eu recomendo, em Delhi, o Hostel Internacional (albergue da juventude). Embora eu não tenha dormido nenhuma noite lá, eu o visitei e é bem decente, limpo e com preços justos. Fica na zona das embaixadas.

- beba apenas água mineral. Nunca aceite água na rua e mesmo nos restaurantes beba apenas quando a garrafa, lacrada, for aberta na sua frente.

- banheiro: leve papel higiênico para qualquer lugar que for. Mesmo em lugares turísticos este é um artigo tido como souvenir e é comum a inexistência do nosso amado vaso sanitário, então, prepare-se para agachar muito durante sua viagem.

- se você for "enjoadinho" como eu, sempre que for visitar um templo, leve um par de meias extra, assim você não precisará ficar totalmente descalço (voltando para o hotel com os pés encardidos) e nem ter que calçar sapatos com meias sujas, já que a entradas nos templos só é permitida sem sapatos.

- nas grandes cidades, a poluição é insuportável. No meu caso passava o dia todo tomando golinhos de água e mesmo assim a garganta ficava arranhando. E os olhos ardiam. Acredite: não só a sua roupa como você inteiro chegará ao final do dia coberto pela fuligem.

- em casas de família e hotéis mais baratos, banho é de canequinha. Primeiro eles ligam uma espécie de bomba, espera-se alguns minutos e você pode então encher um balde com água quente e misturar com água fria para tomar seu banho. Apesar do estranhamento, até adquiri uma técnica própria para o banho, me molhando e enxaguando em partes (do joelho para baixo, da coxa para baixo, da cintura para baixo até chegar ao pescoço). Sofri muito quando resolvi lavar a cabeça com a canequinha, pois passei muito tempo toda molhada e como não existe "box" a friagem se apossou da minha pessoa e fiquei resfriada.

- até agora não descobri a razão, mas os colchões são muito duros. Dormir de lado é quase impossível.

- a comida é absurdamente apimentada para nossos padrões. Quando possível, lembre de pedir a quem for preparar a comida de não colocar pimenta.

- prepare-se para comer muito com as mãos. Não é só a tradição de não utilizar talheres, mas é que os pratos não costumam ser "sólidos", então eles comem muitos alimentos com pedaços de pães. Sim, os pedaços de pães são feitosse de talher. E mesmo um suco ou uma goiaba pode ser uma desagradável surpresa ao nosso paladar, já que nas ruas não é comum "adoçar" um suco, dependendo eles colocam sal! Dizem que é para tirar a acidez.

- você verá muitos homens fazendo xixi em qualquer muro e a qualquer hora. As pessoas também arrotam e soltam puns sem a menor cerimônia. É o jeito deles.

- você verá muitos animais pelas ruas, muito, muito além das famosas vacas: bufálos, macacos, cachorros, cabrito, porcos, camelos, só para citar alguns. Dei sorte porque fui no inverno, mas já soube que no verão, todos os lugares são invadidos por muitos insetos.

- por garantia, leve protetor solar e repelente. Eu fiz isso e deu muito certo.

- a pele branca é muito admirada e também objeto de desejo dos indianos e não é aconselhável uma mulher viajar sozinha por lá. Se isso for inevitável, não fique "dando sopa" pelas ruas e tente fazer amizade com outros turistas para NUNCA andar sozinha. A sociedade indiana não costuma dar valor à mulher, há muitos abortos de fetos femininos. Eu mesma vi propagandas no metrô tentando incentivar os pais a tratarem bem suas filhas.

- a menos que vocês esteja em um restaurante com preços tabelados ou em um supermercado, pechinche tudo. TUDO MESMO (leia o meu post I'm not Tata Birla).

- se você for uma pessoa de pele branca, tenha paciência, invariavelmente, alguns indianos pedirão para tirar fotos com você. Não se assute (leia o post "Como uma pop star").

- apagões, quedas de energia e falta de água são frequentes em toda a Índia. Então, se estiver em uma conversa urgente com seu namorado no Brasil e de repente cair a conexão ou no meio de um banho quando finalmente você encontrar um chuveiro de água quente... paciência, faz parte.

- o trânsito é caótico mesmo, buzina não é acessório é necessidade e o melhor mesmo é fazer um bom seguro-viagem e "entregar para Deus" todas as vezes que botar o pé na rua. Leia o post "Primeiro eu, primeiro eu".

- por ter fama de povo espiritual, não espere que todos os indianos sejam gentis, honestos e educados com você. Primeiro que a maioria deles vê o gringo como fonte de rúpias e se for um pedinte ou comerciante, será insistente à exaustão. Mesmo nos guias, não confie cegamente, lembre-se que todas as vezes que eles levarem turistas à uma loja ou restaurante, estão ganhando uma comissão sobre o que você está consumindo (pratica normal em todo o mundo). No Rajastão vi uma cena surpreendente, o meu guia discutiu e pegou um vendedor ambulante de cds pelo colarinho, quase indo aos socos porque ele considerou uma verdadeira extorsão o preço que cobrou do turista alemão. Pura cena, já que uma das últimas coisas que fez naquele dia foi nos levar à uma loja de produtos feitos com pele de camelo. Eu não resisti e comprei um par de rasteirinha por Rs 270, no dia seguinte, paguei Rs 100 por outro par!

- o inglês do indiano não costuma ser fácil de entender, o sotaque deles é bem diferente do americano tão comum aos nossos ouvidos e mesmo do britânico, de onde aprenderam. No Rajastão então é quase incompreensível. E mesmo quando você se pegar ouvindo uma conversa em hindi, não se espante, pois parece que sempre estão discutindo.

- e, por último, abstraia sobre a sujeira e o cheiro do esgoto à céu aberto.

Se você está consciente de todas essas "dificuldades" e mesmo assim morre de vontade de visitar palácios e conhecer uma história milenar. Boa sorte e divirta-se. Depois me conta, tá?

P.S. em 16/03/2011 - leiam o www.indiagestao.blogspot.com, um blog de uma brasileira que vive na Índia, ela fala muitas verdades sobre aquele país.

Nenhum comentário: