quinta-feira, 10 de junho de 2010

Deslumbramento

"Deslumbrar – 6 Fascinar, seduzir: Deslumbrou-a com magníficas promessas. vpr 7 Deixar-se fascinar ou seduzir: Deslumbrou-se com as palavras melífluas do namorado..." são algumas das definições do dicionário Michaelis.

Nesta semana de estreia de Copa do Mundo o que não faltam são matérias sobre as passadas e jogadores de hoje e do passado, a variedade de assuntos sobre esses singelos personagens não faltam. Sim, gosto de futebol, mas também gosto de observar esses personagens, os jogadores.

Em um dia vejo uma matéria sobre o Robinho, mostrando a casa “de fundos” em que morava quando foi jogar, ainda criança, no Santos, depois a casa – beeemmm modesta da avó – e ainda ele dirigindo seu possante de, pasmem, R$ 900 mil!!!

No outro dia vejo o Raí, é o Raizão do meu amado SPFC, que começou a Copa de 94 como capitão da seleção. A matéria relembrou alguns momentos memoráveis do Raí, no São Paulo, a sua sala no Morumbi e os escritórios em que trabalha em São Paulo. E em um dos trechos da matéria eles aonde??? Dentro da estação do metrô, mostrando o trajeto que costuma fazer para ir aos escritórios (um na vila Mariana ou Madalena – não me lembro –, outro na Parada Inglesa e a academia que freqüenta, na Consolação). E ele, na maior simplicidade do mundo dizendo que tinha feito um pacto com ele mesmo de durante um ano não dirigir e se estressar com trânsito. E ainda esclareceu que óbvio ele tem condições de pegar um táxi quando necessário e que pega o metrô em horários alternativos, ou seja, vazio.

O episódio Raí me fez lembra outra personalidade, o ator Rodrigo Lombardi, o eterno Raj, que, recentemente, disse pegar ônibus para ir aos ensaios da peça que em breve estreiaria.

Vendo esses casos eu primeiro me preocupo com a questão de segurança dessas pessoas, pois como existe maldade e violência, os mais visados são os conhecidos publicamente. Depois eu fico pensando no grau de simplicidade dessas pessoas. Como conseguem vivenciar qualidade de vida de forma simples. Enquanto outros, como no caso do Robinho vivenciam a tal qualidade em um carro de R$ 900 mil para circular por cidades em que não há ruas com asfalto decente... pra quê tanta ostentação? Não é uma questão de ter e poder, mas sim de mostrar que tem e pode.

É as pessoas tem maneiras bem diferentes de serem felizes

Nenhum comentário: