segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Morro de São Paulo

Morro é uma ilha que fica a 308 km de Salvador, umas duas horas e pouco de barco. A primeira vez que ouvi falar de Morro foi na faculdade, quando uma colega resolveu passar as férias por lá e, como na época eu fazia coleção de postais a mim encaminhados, recebi um cartão com a imagem da igreja com o seguinte recado: "foi o único postal que encontrei, mas, posso garantir que foi um lugar que ainda não fui".

Pois é Vivi, eu tb não entrei na igreja - rs.

Aquele é um lugar que tem tudo a ver comigo, vilinha, pé na areia, praia, sol, piscininha natural, tirolesa e, à noite, exatamente do jeito que gosto: forró na pracinha central, lual na praia, mais uma vez pé na areia, só que dançando a noite toda, enfim, a minha cara.

Fui com a Patrícia (amiga de "outros carnavais") e a Lu (minha mais recente amiga, com quem espero viajar outras vezes). Um trio que se deu bem para passear, comer, caminhar e se divertir.

Vamos à lista imperdível do que fiz ou vi por Morro de São Paulo e região:

1 - Contratar um taxista - de carrinho de mão - logo na chegada ao cais (R$ 7,00 por volume), já que pela ilha não circula carros. Tem muita gente pão dura que não quer... mas logo depois da ladeira desiste, pois vê que é impossível circular com mala "de rodinha" pelas ruas de areia e contrata um - rs.
2 - Morro tem poucas prais sendo que quatro são as mais conhecidas e de fácil acesso. Não sei se pelo excesso de criatividade ou preguiça mesmo - fazendo jus à lenda ao povo baiano - ficaram assim divididas e identificadas: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta.
3 - Visitar o Farol da Primeira Praia - mas prepare-se, pois é uma subidinha que exige - em pelo menos duas ocasiões: no final da tarde para apreciar o pôr do sol e, depois, na volta, parar na pousada (depois eu lembro ou pesquiso o nome) para tomar um delicioso café e saborear um pão de queijo divino, melhor do que muitos de casas especializadas.
4 - A outra visita imperdível deve ser só de ida, pra saltar de tirolesa.
5 - Só conheci a Primeira Praia no último dia, mas, foi em grande estilo, já que entrei no mar depois de um salto de tirolesa (340 metros de comprimento e quase 60 metros de altura). Ah... quem gosta de pegar uma onda, lá é a praia em Morro.
6 - Acho que a Segunda praia é a mais agitada e, no final é interessante tirar fotos com o Wilson (uma espécie de escultura natural que parece com o boneco daquele filme "O Náufrago" em tamanho gigante. É, cada um tem o Wilson que merece).
7 - À noite, forró com a turma da barraquinha de pastel, em frente ao Crepe El Sitio. A turma de músicos e cantores se reveza nos instrumentos e cantam um repertório bem eclético. Os passantes ficam, dançam, apludem e fazem pedidos.
8 - Passeio de barco, para a ilha de Boipeba - meu Deus, acho que nunca andei tanto de barco em um período tão curto como nessas férias - fazer uma pequena trilha com nativo e saber um pouquinho da história da região.
9 - Conhecer "a rua histórica" de Cairu... e saber o que significa a expressão "sem eira e nem beira".
10 - No final da tarde, o programa é visitar a piscina natural na Quarta Praia, é logo no início, próxima à Terceira. Dá pra conferir muitos peixinhos coloridinhos... vi até um palhacinho.
11 - Crepes. Meu Deus, como tem creperia em Morro: na minha opinião o melhor foi no El Sitio - talvez pq estava embalada pelo grupo musical, as meninas votaram no que a gente faz a combinação dos sabores, depois eu lembro o nome.
12 - Pegar barquinho - como se fosse um ônibus - e ir para Gamboa e por lá passar o dia e quem sabe até ir às falésias tomar um banho de areia. A volta pode ser à pé, se a maré estiver baixa.
13 - Piscininha nada natural no final do dia, na pousada, só pra tirar o sal e a areia antes do segundo tempo: "balada" à noite!
14 - Caipiroscas com frutas regionais!!! Mesmo que provoque alguma dor de cabeça depois, vale a pena experimentar.
15 - Até a ida ao Teatro do Morro valeu. E olha que depois dos mais de 180 degraus (que vc imagina já ter pago todos os pecados quando pisa no último e que já está próximo) hehehe - quanta ingenuidade - vc ainda anda feito camelo. É uma baladinha, mas, sinceramente, eu não entrei, foi mais pela aventura mesmo.
16 - Alerta: se a viagem for de catamarã, a ida é belezinha... mas a volta... nunca vi tanta gente passando mal ao mesmo tempo.

Um dia terei que fazer o sacrifício de voltar a Morro de São Paulo para conhecer o que faltou...

Um comentário:

Anônimo disse...

"Um dia terei que fazer o sacrifício de voltar a Morro de São Paulo para conhecer o que faltou..."

A tal Igreja, né? [:P]