segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Reveillon em Salvador

Foi a terceira vez que visitei Salvador. A primeira fiz o turismo básico: passeio pelo Mercado Modelo, subida pelo Elevador Lacerda (uma observação: desta vez a população local estava indignada com o aumento de 200% da tarifa, que foi de R$ 0,05 para R$ 0,15) e descida pelo Plano Inclinado, visita ao Senhor do Bonfim, Pelourinho, praça Castro Alves etc, etc, etc. Da segunda, o objeto principal era Chapada Diamantina e Praia do Forte, então, Salvador ficou mais como passagem.
Mas agora, foi muito especial, com pores do sol do Monte Cristo para o Farol da Barra e shows imperdíveis das baianas mais famosas pelo Brasil: Ivete e Daniela.

Mas desta vez o objetivo principal era a virada, com direito ao show da Ivete Sangano, no clube espanhol Enchantè. Na verdade eu só sabia que teria o show, logo após outro, o da Vanessa Da Mata. O que eu não sabia era que a virada da Ivete é tradicional e que seria transmitido ao vivo, pela Multishow. Que o show teria quase três horas de duração e que ainda faria parte da gravação de um DVD. Mas o mais importante mesmo é que o show teve um público bem selecionado, e sem aquela muvuca exageranda em que as pessoas não conseguem nem se movimentar, já que nem vi turistas (normalmente eles ficam na praia da Barra pra ver os fogos). E, como lá não tem horário de verão. Pronto. Tive que festejar duas vezes a virada, a da Bahia, e a transmitida.

No dia 1º, a festa foi com Daniela Mercury, no tradicional Pôr do Som, no Farol da Barra. Como o evento é gratuito, tinha várias tribos misturadas. Tb muito bom o show. E a música que mais me faz lembrar da viagem inteira foi a versão que Daniela fez de "O que é que a baiana tem" , com a Carmen Miranda. Gente, a-me-i!

A primeira noite e a última em Salvador, coincidentemente foram no Pelourinho. Na primeira me hospedei em frente a escola do Olodum, uma estratégia: ficar próxima ao cais, assim, no dia seguinte não seria necessário acordar tão cedo para pegar o catamarã rumo à Morro. A última foi só pra curtir a noite mesmo e, uma pena não ter levado minha câmera para registrar o "bar da Neusão", sim, local que serviu para algumas cenas hilárias da minisérie "Ó paí i ó". Aliás, é simplesmente impossível andar por ali e não lembrar de zilhões de cenas.

Enfim queridos, minhas férias foram curtas mas muito intensas e muito bem aproveitadas. E, como sempre, detalhes sórdidos, só pessoalmente.

Nenhum comentário: