segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Meus ipês floridos

Quando eu era criança meu pai ouvia muitas músicas sertanejas, uma das que mais lembro é "Meu ipê florido", interpretada por Tião Carreiro e Pardinho. Na época não fazia o menor sentido para mim, na verdade eu nem sabia o que era um ipê e fazia menos sentido ao prestar atenção à letra da música que diz sobre a vida e um presidiário.

Anos depois passei a conhecer melhor o que era um ipê e suas flores maravilhosas. Pouca gente sabe, mas enquanto o pau-brasil deu seu nome ao nosso imenso País e foi considerada a árvore nacional, a flor do ipê passou a ser considerada símbolo do Brasil. E nem é difícil imaginar o por quê, quando a árvore está florida suas cores são vibrantes, intensas: as flores amarelas, as roxinhas e até as brancas tem seu charme tão singelo.

No bairro onde moro há vários ipês, entre paineiras com flores roxinhas e rosinhas, que se revezam nas floradas. Eu as admiro muito, pois conseguir viver em uma cidade tão poluída e ainda emprestar sua mágica beleza, me encanta. Pena que dura tão pouco tempo, poucos dias, se duvidar menos de uma semana. Um dia vc vê a arvore com seus ganhos peladinhos, no outro totalmente repleta de flores e, dias depois, as flores caem ao pé da árvore.

Hoje é dia da árvore, amanhã começa a estação das flores e neste instante deixo aqui minha homenagem aos "meus ipês floridos". Tomara que as pessoas começem a reparar no colorido que invade nossa cinzenta São Paulo.

Nenhum comentário: