segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sou fã do pop

Meu gosto musical é bem pop. E por isso mesmo muitos me olham torto. Não estou nem aí. Não trabalho como crítica musical, quero apenas ouvir e curtir. Gosto de bandas dos anos 80 pra cá. Mas admito que "arrasto minha asa" para aqueles que costumam carregar uma causa.

Veja algumas bandas que retratam o que digo:

U2 - Bono Vox, o vocalista da banda, é figurinha fácil nas reuniões da ONU, defendendo - ou no mínimo chamando a atenção para as - causas sociais ou ambientais. Além disso, a banda já fez músicas homenageando acontecimentos históricos: Pride - in the name of love (sobre o líder negro norte-americano Martin Luther King, assassinado em 1968), Sunday, bloody Sunday (referência à guerra civil que ocorreu em 1972, na Irlanda do Norte) ou Miss Sarajevo (com Luciano Pavarotti foi composta e gravada em meio a turbulência da guerra da Bósnia, em 1995).

Midnight Oil (A-DO-RO pegar estrada ouvindo bem alto! Isso me lembra a época que ia para Pira... adivinhem fazer o quê?) - a extinta banda defendia a natureza e causas sociais da Austrália com músicas como Beds are burning ou Earth and the sun and moon. Não é à toa que o Peter Garrett, ex-vocalista, hoje é nada menos do que o ministro do meio ambiente da Austrália.

Coldplay - (além de eu ser apaixonada pelo Guy Berriman) levanta a bandeira do comércio justo com a campanha Make trade fair mundo afora. Ah, reparem nos dedos de Chris Matin, o vocalista.

Observação: até o Falamansa vai entrar aqui. E eu nem sou fã deles assim! Mas vou abrir o espaço porque hoje, logo de manhã, vi na MTV o clipe Segue a vida, filmado durante um passeio pelo Rio Tietê. É, esse mesmo aqui de Sampa, poluidíssimo. Eles chamam atenção que essa preciosidade da natureza só vai ser salva quando TODOS NÓS nos concientizarmos do óbvio: é preciso ter cidadania e respeito pela natureza. Todos os dias passo sobre o Rio Tietê, e qualquer dia desses tirarei uma foto e escrever o que penso sobre ele.

P.S.: Eu sei que é um sentimento meio antagônico, mas apesar de amar U2 e Coldplay, também não poderia deixar de manifestar minha indignação quando vejo os preços dos ingressos de seus shows... mas fazer o quê? É a lei da oferta e da procura.

Um comentário:

Fausto Maxan disse...

Legal, assisti o vídeo também. Não sou o "outro você", rs rs, mas tenho certeza que no mesmo dia e horário.
bj