sábado, 30 de agosto de 2008

Tempo X desculpas

Albert Einstein (uma das personalidades que mais admiro) constatou: “O tempo é relativo”.

Ok. Ele é o pai da teoria da relatividade, e tenho certeza que de alguma forma levou em conta o fato de a grande maioria da humanidade não saber o que significa a relatividade na física (na qual me incluo). Mas Einstein em sua histórica simplicidade era sábio, e como tal, me faz pensar de maneira singela.

Eu concordo que tempo é relativo. E vou além: para mim o tempo existe quando há vontade para que ele exista. Tomo por mim e por observar as pessoas com as quais convivo e, sinceramente, nunca vi alguém que realmente deseja algo, desistir de algum projeto ou pessoa por falta de tempo.

Portanto, ouvir frases como “não tive tempo para terminar o relatório”, “não te liguei porque não tive tempo”, “não deu tempo de chegar no início do evento” não fazem muito sentido para mim. O tempo jamais poderia ser usado como desculpas, pois, além de ser daquelas bem esfarrapadas, acaba chamando o outro de idiota.

Para quem discorda da minha posição, analise:

“Não tive tempo para terminar o relatório”
Tempo para o relatório se chama prazo. E os prazos são pré-definidos, portanto existe um período para que eles sejam realizados. Claro que existem os imprevistos: um pneu que fura no meio do trânsito caótico, o “apagão” do provedor de internet, o cliente que não atendeu... enfim, são situações que ocorrem, mas não todos os dias e ao mesmo tempo. Assim, prazo, pode ser apertado – e na maioria das vezes é – mas dá para cumprir e, dependendo, até ser negociado. Digamos nós jornalistas.

“Não te liguei porque não tive tempo”
Nossa! Durante anos Alexander Graham Bell deve ter se revirado muito no caixão, cada vez que essa frase foi dita pelo mundo afora. Hoje, acredito que ele ficaria mais surpreso pela cara de pau de quem ainda ousa falar esse tipo de coisa, pois, o “te ligar” virou sinônimo de “me comunicarei com você” e com os recursos tecnológicos disponíveis pode ser um telefonema, uma torpedo pelo celular, um e-mail, uma frase no MSN, enfim, em qualquer lugar ou situação é possível pegar um aparelhinho e escrever uma frase, dar um sinal de vida e ainda fazer uma pessoa se sentir respeitada.

Acredito que culpar o tempo é, no mínimo, falta de uma desculpa razoável. E injusto, pois somos nós que fazemos ou determinamos nosso tempo, cada vez que assuminos um compromisso. Por isso, jamais use o tempo como desculpa.

P.S.: Isso também serve para mim. Se um dia eu disser "não deu tempo", podem pegar no meu pé.

Um comentário:

Fabieli De Paula disse...

Huum que perfeito seu post. É verdade Sandra infelizmente as pessoas usam o tempo como desculpa para muitas situações. Eu já usei e sei que ainda vou usar...O ser humano é assim.
Uma vez um velho amigo me disse: "Se a pessoa faz várias atividades e tem uma agenda hiper lotada com certeza ela ainda terá um tempinho pra fazer outras coisas, porém se ela não fizer quase nada da vida...tenha certeza que vai ser difícil arrumar um tempo para fazer algo.
Mudando de assunto quero lhe dar os parabéns pelo blog e fica registrado aqui o convite para visitar:
forcanaperuca08.blogspot.com
Bjs!