quarta-feira, 21 de abril de 2010

50 anos de Brasília

Recentemente disse ter conhecido "tecnicamente" Brasília. Mal sabia eu que este ano a nossa Capital Federal completaria, dali alguns meses, 50 anos. Pois bem, fiquei sabendo nesta semana, afinal, em todos os telejornais havia matérias sobre o nascimento e histórico de Brasília. Sim, hoje, 21 de abril, a cidade comemora seus 50anos de fundação.

Para mim foi como um cursinho intensivo sobre a cidade que sempre vai à mente das pessoas com a imagem de politicagem, sujeira e tantas outras coisas ruins. Enfim, essas matérias conseguiram mostrar outras formas de se enxergar a cidade. Eu achei ótimo, pois, principalmente para quem mora no eixo Rio-São Paulo e tem a terrível mania de ignorar que existe vida, trabalho, lazer entre tantas outras coisas legais além dessa região - e eu me incluo aqui - foi uma aula para que deixemos de ficar olhando para nossos umbigos e sim querer conhecer outras cidades.

Foi muito bom rever os lugares por onde passei tão rapidamente sem saber exatamente "do quê" estava tirando fotos. Agora sei porque o Lago Paranoá foi construído, o que são as superquadras, sanadas as dúvidas se existe ou não esquina na cidade, qual a função do Eixão (da Legião). E as bandas de rock nascidas na década de 80 e que tanto fizeram parte da minha vida! Foi um intensivo realmente proveitoso, satisfatório e gratificante para mim.

Parabéns Brasília e aos brasilienses!

Nenhum comentário: