domingo, 25 de dezembro de 2011

Desejos natalinos

Acabei de ver o FB uma postagem da Luciana refletindo sobre os "desejos natalinos", observando que as pessoas costumam pedir à Deus paz, amor, saúde, dinheiro, mas, não seria mais interessante as pessoas se tornarem mais solidárias e gentis? Questionou e sugeriu ao mesmo tempo.

Eu concordo com esse pensamento da Luciana, mas, vou além.

Admiro pessoas solidárias, altruístas, voluntárias etc, mas, todos sabemos que, de coração, poucas pessoas são assim, ou ao menos, tentam ser assim.

Sinto que algumas pessoas, por exemplo, fazem trabalhos voluntários, só para colocarem um item no currículo ou "para não ficarem de fora". Como no caso das "listas" que sempre ocorrem em empresas: "lista para casamento", "lista para o bebê", "lista para a casa nova" e, coitado daquele que, mesmo sem trabalhar no departamento da pessoa beneficiada ou conhecê-la direito ou até nem ir com cara, não participar, leva a fama de chato, egoísta, muquirana ou antipático.

Claro que participando, mesmo que "empurrado", de algum trabalho voluntário, a pessoa tem a chance de se envolver realmente com a questão, mas, o que vejo por aí, não é bem assim.

Mas voltando aos desejos natalinos, acredito que se a pessoa não é nem do tipo solidária, poderia ao menos ter o mínimo de cidadania. Sabe aquela coisa de respeito ao próximo, minha liberdade termina quando começa o limite do outro? Regras de boa convivência: respeitar a sinalização, não estacionar em frente à garagem alheia, não furar fila, não cortar pelo acostamento, não jogar sequer uma embalagem de bala na rua?

São coisas tão simples e que não exigem a tal solidariedade, religião específica (ou a falta dela) e nem região onde mora, grupo social de convívio, apenas requer educação e respeito.

Definitivamente, nos meus desejos natalinos constam, lá no topo da lista, que as pessoas tenham cidadania, respeito e educação.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Palmirinha - tem como não gostar?



Não tive avó... bem, é que elas faleceram antes mesmo de eu nascer, então, essa tal referência, não tive.. mas... acho que se tivesse seria alguém no estilo Palmirinha.