terça-feira, 15 de novembro de 2011

Visita de tia: tome cuidado




É natural quando recebemos visitas em casa querermos agradar. A casa é nossa, então, o nosso dever é mostrar hospitalidade.

Sou de família simples e do interior. Daquelas que nas férias de crianças, todos os primos nos reuníamos em uma só casa, brincávamos e aprontávamos o dia todo para, à noite, desmaiarmos lado a lado sobre os colchões espalhados pelos cantos dos quartos ou sala. Sou daquelas famílias que quando chega alguém "legal" e não tendo um "quarto de hóspedes" a gente arruma e oferece a própria cama para a visita, como o lugar de honra da casa a ser oferecido. Mas se a visita for constante, pega o travesseiro e o edredom e dorme no sofá mesmo - rs.

Agora, os primos crescidos, fazendo a maratona com seus filhos, e os pais e tios já na terceira idade.

Outro dia recebi um telefonema dizendo que três desses meus tios do interior viriam me visitar. Não iriam pousar, apenas uma visita. Empolgada logo me encarreguei de preparar a recepção, incluindo bolos, tortas, pão de queijo, refrigerante, café e pães. Seria um café.

Eles chegaram, papeamos, apresentei o apartamento, e montei a mesa. Logo passei a observar que eu não tinha sido sensível o suficiente, que os tempos mudaram e nosso velhos precisam de cuidados especiais. Dos três, os três têm pressão alta e um diabete.

Pensei: "tentando agradar, estou cometendo um verdadeiro atendado à saúde deles, pois ou passarão fome ou passarão mal".

Creio que poucas pessoas, como eu, tenham pensado nisso antes. Da próxima vez que for receber visitas tentarei ser mais cuidadosa, comprando margarina ligth, refrigerante diet, fazendo bolo com produtos dietéticos ou light... quem sabe oferecer uma salada de frutas fresquinhas! Vai ser mais caro e mais difícil, mas acho que irão gostar.